Servidores aprovam realização de assembleia geral extraordinária dia 25/09

cores1

A reunião ampliada do Cores Educação, ocorrida na noite desta quarta-feira, 23/09, de maneira virtual, decidiu pela realização de assembleia geral extraordinária na próxima sexta-feira, 25/09, às 10h, via plataforma on line. Na assembleia, será discutida a importância de as escolas permanecerem fechadas para preservar a vida de alunos, servidores e comunidade frente à pandemia.

A categoria entende que, hoje, não há condições sanitárias seguras de retornar às atividades presenciais. Neste sentido, a assembleia também vai debater a possibilidade de greve e as formas de mobilização na educação contra o anúncio da Prefeitura de reabrir as escolas a partir de segunda-feira. Mais de 240 servidores participaram da reunião.

Durante as falas, os servidores demonstraram preocupação com a possibilidade de retorno às salas de aula diante da situação atual de pandemia e da falta de protocolos sanitários e estrutura capazes de garantir um mínimo de segurança para estudantes, trabalhadores e a comunidade escolar como um todo. Mesmo com o município de Porto Alegre estando sob bandeira vermelha, conforme classificação do estado, Marchezan decidiu pela retomada das atividades gradualmente a partir do dia 28/09. Porém, é consensual entre professores, funcionários, responsáveis, entidades e órgãos de controle que o risco de contágio por coronavírus é grande no ambiente escolar neste momento, podendo acarretar no aumento de casos e de óbitos na cidade.

No dia 18/09, quatro dias após o anúncio da Prefeitura, o Ministério Público emitiu recomendação para que o calendário fosse revisto. Entre as questões apontadas pelo MP está o fato de o cronograma estar em desacordo com as regras estaduais e que apenas municípios com bandeira amarela ou laranja poderiam retomar as atividades presenciais. O órgão também criticou o fato de a administração municipal ter ignorado a necessidade de criar um Centro de Operações de Emergência em Saúde para a Educação (COE) e de formular um plano de contingência para a área.

Durante o Cores, as manifestações foram no sentido de rechaçar a proposta de Marchezan, apontando que as escolas fechadas, neste momento, ajudam a preservar a vida. Também foi apontado que os 63 conselhos escolares se manifestaram contra o calendário e que hoje não há condições estruturais, financeiras e nem recursos humanos para essa reabertura.

O Simpa relatou, na reunião, algumas das mais recentes ações do sindicato para fazer frente à iniciativa da Prefeitura. Entre elas, a articulação de medidas conjuntas entre Simpa, Cpers e Sinpro contra a retomada das atividades escolares; o uso de carro de som, faixas nas escolas, além de  campanha publicitária (com a veiculação de inserção na tevê, a instalação de 30 outdoors e peças para as redes sociais), com o objetivo de alertar a população sobre o risco do retorno neste momento.

Após debate envolvendo os participantes, a maioria votou pela realização da assembleia nesta sexta-feira. Para participar, é preciso fazer inscrição até o dia 25/09, às 8h, pelo link:  https://bit.ly/3hPL6bH

Assembleia será via Zoom – atente-se às instruções!

Devido ao grande número de inscritos para participar da Assembleia Geral Extraordinária do Simpa, que vai debater possibilidade de greve na Educação, nesta sexta-feira, às 10h, a direção do Sindicato informa que a reunião vai migrar da plataforma Google Meet para o aplicativo ZOOM. Para quem acessa pelo computador, basta ter o link da reunião para participar. Já quem acessa pelo celular, deve baixar o aplicativo. Para receber o link da reunião, é necessário fazer inscrição prévia, até o dia 25/09, às 8h, pelo endereço: https://bit.ly/3hPL6bH

 

Passo a passo – Zoom pelo celular:

👉🏽 Acesse o Play Store e pesquise por ZOOM;
👉🏿 Faça download do app ZOOM, e depois do download, instale o aplicativo;
👉🏼 Abra o ZOOM e aperte em “registrar-se grátis”.
👉🏾 No registro, cadastre seu e-mail, de preferência um profissional;
👉🏽 Abra o e-mail de confirmação que o ZOOM enviará em sua caixa de entrada e confirme a operação;
👉🏿 Finalize o cadastro com seus dados pessoais;
👉🏼 Faça login;
👉🏾 E por último, aperte no link do evento que lhe enviaremos pelo whatsapp ou e-mail, e pronto! Você estará na assembleia do SIMPA.

 

Leia também: 

Campanha do Simpa e Asead defende que escolas permaneçam fechadas

Prefeitura apresenta proposta impraticável e temerária de retorno às aulas

Tags: AssembleiaGeral, CORES, Educação

Mais notícias