Protesto na Secretaria da Saúde exige fim das terceirizações

 

Foi realizado, na tarde desta segunda-feira (20), ato contra as terceirizações na saúde pública de Porto Alegre, promovido pelo Simpa, Cores Saúde, Conselho Municipal de Saúde (CMS) e comunidade. Munidos de cartazes, os manifestantes reivindicaram a suspensão do processo de entrega, pela gestão de Sebastião Melo, dos serviços de atendimento do SUS à iniciativa privada e defenderam que o sistema seja totalmente público e estatal. Ao final do ato, os manifestantes conseguiram agendar uma reunião com o secretário da Saúde, Mauro Sparta, para quinta-feira (23), às 14h30, na sede da SMS, para tratar do tema.

 

O ato faz parte de uma série de manifestações que têm sido feitas em diversos equipamentos de saúde de Porto Alegre procurando denunciar os prejuízos que as terceirizações, parceirizações e privatizações causam ao atendimento e aos trabalhadores e pressionar a prefeitura a recuar da iniciativa.

 

Durante o protesto, os participantes se revesaram no microfone em falas que destacaram, entre outros aspectos, que a saúde não é uma mercadoria, mas um direito humano assegurado na Constituição e que cabe ao Estado assegurar esse direito a toda a população. Também foi salientado o papel fundamental do SUS no dia a dia de todos os brasileiros e brasileiras, especialmente na crise sanitária causada pelo coronavírus e agravada pela omissão e irresponsabilidade do governo Bolsonaro. Outro ponto colocado foi que, além de descontinuar os serviços e precarizar as condições de atendimento e de trabalho, as terceirizações facilitam o desvio de recursos públicos e a corrupção.

 

Incomodados com o protesto, apoiadoras de Melo jogaram, de cima do prédio da SMS, água quente e mostarda sobre manifestantes, ação repudiada com veemência pelo Simpa e participantes.

 

Luta segue nesta semana

 

Dando continuidade à luta contra a entrega da saúde pública, o Simpa irá protocolar, nesta terça-feira (21), às 12h, recurso junto a uma ação já existente no Tribunal de Justiça (TJ-RS), de autoria do Simpa e CMS, contra as terceirizações.

 

O tema ainda será pauta de plenária do Cores Saúde também nesta terça-feira, às 19h30. O evento será on line e aberto a todos os servidores e apoiadores da luta em defesa do SUS. O link de acesso pode ser obtido com a direção do Simpa, Cores Saúde ou CMS.

 

 

Mais notícias

SIMPA CORES-DMAE NA BASE

Nesta quinta feira 28/03, o SIMPA CORES-DMAE se reuniu com…

ATENÇÃO COLEGAS DA SAÚDE:

O Simpa, ASHPS e ASSERPV alertam e orientam a categoria…

SIMPA E ASHPS FAZEM PROTESTO EM FRENTE AO HPS E OBTÉM APOIO DA POPULAÇÃO

Servidoras e servidores da Prefeitura de Porto Alegre realizaram manifestação,…