Precisamos falar sobre segurança e saúde no trabalho – #AbrilVerde

abril verde

O dia 28 de abril marcou o dia mundial de segurança e saúde no trabalho. Por conta da data, surgiu o Movimento Abril Verde, uma iniciativa que busca conscientizar a população sobre a importância da saúde e segurança no trabalho com ações realizadas ao longo do mês. O objetivo é sensibilizar as diversas esferas da sociedade sobre a necessidade de se investir em políticas e práticas que garantam um ambiente de trabalho seguro, como também chamar a atenção para a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, que na maior parte das vezes, poderiam ser evitadas.

A iniciativa é de grande importância em nosso país, pois entre 2012 e 2022, 25.492 mil trabalhadores morreram em decorrência de acidentes de trabalho no Brasil e houveram mais de 6 milhões de Comunicações de Acidentes de Trabalho (CAT), de acordo com dados do Ministério Público do Trabalho (MPT). A maioria desses acidentes estão ligados à falta de utilização de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), ausência de manutenção em máquinas e falta de conhecimento sobre riscos nos ambientes da rotina. Isso tudo sem contar os afastamentos e licenças por questões de saúde mental e psicológica, que cada vez mais fazem parte e, muitas vezes, surgem por conta das rotinas, pressões e mesmo condições de trabalho disponibilizadas aos trabalhadores e trabalhadoras.

É importante ressaltar que mesmo que a campanha tenha maior engajamento nesse mês, a segurança no trabalho deve ser prioridade todos os dias do ano. E a fiscalização por garantia de segurança e saúde nos ambientes trabalhistas são de responsabilidade dos patrões e estão previstas em leis. O Simpa acompanha ao longo de todo o ano as estruturas e equipamentos fornecidos nos setores de trabalho da prefeitura municipal de Porto Alegre, bem como monitora as condições de trabalho a que os servidores e servidoras estão submetidos, realizando denúncias e cobrando o prefeito Melo. As denúncias podem ser feitas de forma anônima para o sindicato.

Tags: #SaúdeNãoÉMercadoria, #SimpaSindicato, #TerceirizaçãoNão, municipários, poa, Porto alegre, Saúde, serviçopúblico, Servidores, simpa, sindicato

Mais notícias