Porto Alegre realiza ato no Dia Nacional de Luta pelo Piso Salarial da Enfermagem

Ato Piso Nacional da Enfermagem

 

Na manhã desta quarta-feira (28/6), profissionais da saúde de diversos locais, incluindo municipárias/os de Porto Alegre, participaram das mobilizações do Dia Nacional de Luta pelo Piso Salarial da Enfermagem. A concentração iniciou às 9 horas da manhã no Largo Glênio Peres e saiu em caminhada por volta das 11 horas. Os diretores do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa), João Ezequiel e Marília Iglesias, reforçaram em suas falas no ato que, além da cobrança para que o prefeito Melo pague o Piso, a categoria também está na luta por melhores condições de trabalho e reposição salarial.

 

Integrantes do Cores Saúde e de associações de servidores, Marco Brignol que é técnico em enfermagem no Posto de Saúde da Cruzeiro (PACS) e Bernadete Flores que é técnica em enfermagem do Hospital de Pronto Socorro (HPS), também falaram das lutas e situações cotidianas que profissionais da saúde do município enfrentam. A caminhada seguiu do Mercado Público até a Santa Casa de Misericórdia, passando pelo HMIPV e finalizando no HPS.

 

SITUAÇÃO DO PISO DA ENFERMAGEM

 

O Piso Salarial da Enfermagem já é lei federal e o governo Lula também aprovou no Congresso Nacional os recursos para pagamento do Piso. No entanto, a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) com apoio da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS), de donos de hospitais privados e de administradores de hospitais filantrópicos entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal (STF). O julgamento pelo Supremo aguarda ainda a votação de 4 ministros e deverá ser concluído no dia 30 deste mês. Municípios e empresários se utilizam deste impasse para não pagar o Piso aos profissionais. Em Porto Alegre com o prefeito Melo não é diferente, o piso segue não sendo pago.

 

O Simpa, junto ao Sindsaúde, a Associação dos servidores do HPS (ASHPS), a Associação dos servidores do Hospital Presidente Vargas (ASSERPV) e aos profissionais da saúde, segue em luta para cobrar que o prefeito Melo faça o pagamento do Piso Salarial da Enfermagem. Na sexta-feira, 30/6, Melo estará presente no Hospital de Clínicas, onde o presidente Lula terá agenda. O Simpa te chama para estar às 15 horas em frente ao hospital para seguirmos cobrando o pagamento imediato do Piso.

 

Confira os vídeos do ato:

               

 

 

Tags: #PisoNacionaldaEnfermagemJA, #SaúdeNãoÉMercadoria, #SimpaSindicato, #TerceirizaçãoNão, municipários, piso enfermagem, poa, Porto alegre, Saúde, serviçopúblico, Servidores, simpa, sindicato

Mais notícias

Aviso sobre horário de expediente no carnaval

Informamos que, em razão do período de Carnaval, não haverá…

NOTA DE PESAR

O Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (SIMPA) manifesta seu…

SIMPA ENCONTRA PASCOAL E COBRA POR REUNIÃO QUE FOI PEDIDA AINDA EM DEZEMBRO

Os diretores do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa),…

TV SIMPA