Porto Alegre realiza ato no Dia Nacional de Luta pelo Piso Salarial da Enfermagem

Ato Piso Nacional da Enfermagem

 

Na manhã desta quarta-feira (28/6), profissionais da saúde de diversos locais, incluindo municipárias/os de Porto Alegre, participaram das mobilizações do Dia Nacional de Luta pelo Piso Salarial da Enfermagem. A concentração iniciou às 9 horas da manhã no Largo Glênio Peres e saiu em caminhada por volta das 11 horas. Os diretores do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa), João Ezequiel e Marília Iglesias, reforçaram em suas falas no ato que, além da cobrança para que o prefeito Melo pague o Piso, a categoria também está na luta por melhores condições de trabalho e reposição salarial.

 

Integrantes do Cores Saúde e de associações de servidores, Marco Brignol que é técnico em enfermagem no Posto de Saúde da Cruzeiro (PACS) e Bernadete Flores que é técnica em enfermagem do Hospital de Pronto Socorro (HPS), também falaram das lutas e situações cotidianas que profissionais da saúde do município enfrentam. A caminhada seguiu do Mercado Público até a Santa Casa de Misericórdia, passando pelo HMIPV e finalizando no HPS.

 

SITUAÇÃO DO PISO DA ENFERMAGEM

 

O Piso Salarial da Enfermagem já é lei federal e o governo Lula também aprovou no Congresso Nacional os recursos para pagamento do Piso. No entanto, a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) com apoio da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS), de donos de hospitais privados e de administradores de hospitais filantrópicos entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal (STF). O julgamento pelo Supremo aguarda ainda a votação de 4 ministros e deverá ser concluído no dia 30 deste mês. Municípios e empresários se utilizam deste impasse para não pagar o Piso aos profissionais. Em Porto Alegre com o prefeito Melo não é diferente, o piso segue não sendo pago.

 

O Simpa, junto ao Sindsaúde, a Associação dos servidores do HPS (ASHPS), a Associação dos servidores do Hospital Presidente Vargas (ASSERPV) e aos profissionais da saúde, segue em luta para cobrar que o prefeito Melo faça o pagamento do Piso Salarial da Enfermagem. Na sexta-feira, 30/6, Melo estará presente no Hospital de Clínicas, onde o presidente Lula terá agenda. O Simpa te chama para estar às 15 horas em frente ao hospital para seguirmos cobrando o pagamento imediato do Piso.

 

Confira os vídeos do ato:

               

 

 

Tags: #PisoNacionaldaEnfermagemJA, #SaúdeNãoÉMercadoria, #SimpaSindicato, #TerceirizaçãoNão, municipários, piso enfermagem, poa, Porto alegre, Saúde, serviçopúblico, Servidores, simpa, sindicato

Mais notícias