
A Plenária da Educação e o CORES Educação reuniram municipárias/os e representações sindicais, de forma online, na quarta-feira (4/2), proporcionando aos mais de 90 participantes um importante debate sobre a conjuntura da educação municipal e a definição de encaminhamentos do ponto de vista da organização e de mobilização. O objetivo é fortalecer a unidade da categoria diante dos desafios enfrentados por trabalhadoras/es e pelos serviços públicos de educação.
Durante o encontro, foram aprovadas medidas voltadas à organização da luta e ao aprofundamento do debate sobre temas estruturantes da carreira e da política educacional no município. Entre os encaminhamentos definidos estão a realização de um ato/caminhada e de uma aula inaugural, como instrumentos de denuncia e diálogo com a categoria e com a sociedade acerca dos ataques à educação pública.
A plenária também deliberou pela criação de grupos de trabalho (GTs). Um deles será dedicado ao estudo do plano de carreira, com a finalidade de analisar propostas e subsidiar o debate junto à categoria. Outro GT tratará da avaliação externa, tema que impacta diretamente o cotidiano das escolas e o trabalho dos/as profissionais da educação.
Como parte da estratégia de mobilização, foi organizado um GT específico de mobilização, composto por colegas do chão da escola e por diretoras/es do SIMPA e que terá a tarefa de articular ações e reforçar a participação da base. Também foi reafirmada a importância de construir ações conjuntas com a Atempa, fortalecendo a unidade, o que é imprescindível para enfrentar os desafios impostos à educação municipal.
Por fim, foi definida a data da eleição do CORES Educação, marcada para o dia 26 de março, consolidando o calendário organizativo da categoria.
O SIMPA destaca que os encaminhamentos aprovados reforçam a organização coletiva e a defesa de uma educação pública de qualidade socialmente referenciada, com valorização dos trabalhadores/as e condições adequadas de trabalho.
Tags: #ConcursoJá, #NomeaçãoJá, #SimpaSindicato, #TerceirizaçãoNão, Educação, Ensino, escola, monitor, monitora, municipários, poa, Porto alegre, Professor, Professora, serviçopúblico, Servidores, simpa, sindicatoMais notícias