Peritos contratados pelo Simpa avaliaram condições de insalubridade na saúde

Laudo garante indenização de 40% à maioria dos trabalhadores

 

Reunião com peritos. Foto: Silvia Fernandes

Com o objetivo de garantir o direito dos municipários que trabalham em ambientes insalubres e perigosos, o Simpa contratou equipe de especialistas em segurança do trabalho que avaliou as condições a que estão submetidos os servidores do Hospital de Ponto Socorro (HPS) e dos pronto-atendimentos Cruzeiro do Sul (PACS) e Bom Jesus (PABJ).

 

O laudo final elaborado pelos peritos garante, à maioria dos servidores, indenização de 40% de insalubridade e serve de base para o Sindicato questionar na Justiça as condições de trabalho e os atos administrativos do governo municipal que reduziram os percentuais de adicional de insalubridade e periculosidade com base em laudos de 2011.

 

Conforme apurado pelo Sindicato, tal redução aconteceu sem que houvesse critérios técnicos adequados que considerassem, de fato, o grau de nocividade dos ambientes a que os trabalhadores e trabalhadoras estão expostos.

 

O Simpa já ingressou com ações judiciais para garantir, numa primeira etapa, o direito dos servidores do PACS.

 

Leia também as outras notícias do Luta Municipária nº 59:

 

Mais notícias

SIMPA RUMA A BRASÍLIA! PELA PEC19: 30H E PISO DIGNO!

Sem a enfermagem, a saúde simplesmente não funciona. Na próxima…

ASSEMBLEIA GERAL DÁ INÍCIO À DATA-BASE 2026 E DIRETORIA DO SIMPA RESSALTA A FORÇA DAS MULHERES NA LUTA DA CATEGORIA MUNICIPÁRIA

A Assembleia Geral da categoria municipária, realizada na noite de…

CORES FASC/SMAS SE REÚNE NA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA (18/03)

Na próxima quarta-feira, 18 de março, às 18h45, será realizada…

TV SIMPA