Municipárias/os da educação se reuniram virtualmente na tarde de segunda-feira, 01/06, em plenária convocada pelo Simpa e pela Atempa para discutir ações relativas à ausência da Smed na pandemia, os ataques aos direitos dos trabalhadores e as reivindicações do setor para serem incorporadas à pauta geral da categoria para a campanha salarial 2020. Ao todo, participaram 137 trabalhadoras/es em educação.
Foram definidas como bandeiras centrais dos servidores neste momento a defesa da vida, do trabalho, da renda e a luta por nenhum direito a menos e contra o fascismo, bem como pela garantia de manutenção de todos os regimes de trabalho da educação.
DELIBERAÇÕES:
>> Luta para que a verba do PNAE seja utilizada na compra de cestas básicas para distribuição entre as famílias dos alunos em dificuldade, de acordo com deliberação federal e a exemplo do que outras cidades já estão fazendo.
>> Campanha em defesa da pedagogia e do direito à educação, com acesso livre à internet e responsabilidade pedagógica.
>> Elaboração de um plano de ação para o período da pandemia e para o momento de retorno às atividades.
>> Realização de Live-entrevista da EJA, com convidados externos, para fomentar o debate nacional sobre a educação de jovens e adultos.
>> Elaboração de documento crítico e realização de Live sobre a proposta de plataforma do ensino remoto na educação básica que a Smed tenta impor, desconsiderando a realidade das comunidades escolares. A inclusão digital está longe de ser uma realidade nas comunidades atendidas pela RME, não garantindo a equidade e sem levar em consideração que a interação é essencial para aprendizagem.
>> Preparar levantamento sobre as atividades desenvolvidas pelas escolas no período de isolamento, verificando ações coletivas e/ou das equipes consideradas como da rede.
>> Defesa da construção de um projeto pedagógico para o período de pandemia a partir das escolas.
>> Articulação com os conselhos escolares na defesa do isolamento social, pesquisa de posicionamento sobre o ensino remoto junto às lideranças comunitárias, elaboração de diagnóstico social nas comunidades, considerando aspectos como a fome, o acesso à tecnologia e a infraestrutura sanitária disponível. Este elementos serão utilizados na elaboração de ações coletivas pensadas a partir da escola, em contraposição à imposição da Smed e governo Marchezan, de práticas que não levam em consideração da realidade das escolas.
>> Realização de reunião específica para tratar dos regimes e consignados, agendada para hoje (02/6), às 16h.
MANIFESTAÇÃO DURANTE LIVE DA SMED
Os participantes da plenária foram informados sobre a realização de coletiva de imprensa online com o prefeito Marchezan e o secretário Adriano Naves de Brito nesta terça-feira, 02/06, às 11h, com transmissão ao vivo pelas redes sociais. No evento, será lançada uma plataforma online da educação, completamente desconhecida para os trabalhadores em educação. Foi questionado de onde, com base em qual pesquisa a Secretaria considera que 100% da rede tem acesso à internet.
Tags: Atempa, Coronavírus, CoVID-19, Educação, municipários, Pandemia, Plenária, Porto alegre, simpa, sindicatoMais notícias
Não há eventos futuros