Foi lançado, ontem, 10/01, o mural de grafitti de 65 metros que estampa a parede lateral do prédio do DAER e da PGE-RS, no Centro Histórico de Porto Alegre. A obra feita pelos artistas Mauro Neri e Mona Caron apresenta a imagem de uma mulher negra segurando a planta nativa Justicia Gendarussa, também conhecida como “quebra-demanda”, “quebra-tudo” ou “vence tudo”. A mulher que inspirou a obra é Bia da Ilha, liderança política, cultural e espiritual da Ilha da Pintada.
No projeto, a mulher negra gaúcha foi escolhida como símbolo da proteção ambiental. A planta escolhida pelos artistas é considerada um vegetal de superação, de resiliência e até resistência, utilizado por religiões de matriz africana. Bia foi a mulher exemplo de bravura e de cuidado, que atua em defesa dos direitos da sua comunidade. Integrante histórica do Orçamento Participativo das Ilhas.
Os artistas afirmam que “querem criar uma imagem que funcione como uma invocação, como um talismã para atrair, evocar, manifestar, explicitar mais justiça, mais cuidado entre todos os humanos e elevar a ideia de uma maior sensibilidade pela natureza”.
O projeto é uma realização da ONG Laboratório de Políticas Públicas e Sociais, com apoio de mais 140 entidades, incluindo o Simpa.
Tags: #SimpaSindicato, arte urbana, DAER, grafitti, PGE, simpaMais notícias