
Desde ontem, recebemos diversas mensagens de servidores e servidoras da SMAS/FASC que foram notificados pela Caixa Econômica Federal sobre a abertura de contas-salário, sem que houvesse uma comunicação prévia oficial da SMAP ou da SMAS.
A informação que tivemos com o RH da SMAS e PMPA foi:
– Trata-se de uma comunicação automática do sistema do banco, gerada em razão do processo de transferência para a SMAS.
– Não é necessário comparecer a uma agência da Caixa.
– A conta corrente pessoal de cada um não será alterada. Os salários continuarão sendo depositados normalmente na conta de sempre. A mudança ocorre apenas no registro interno da conta-salário.
FASC ou SMAS seguem as velhas práticas. Em janeiro de 2026, completou-se um ano o processo de extinção da FASC e criação da SMAS. Os ataques aos servidores seguem e se aprofundaram. Desvalorização salarial, déficit do quadro de servidores, assédio moral, privilégios em cedências. Em dezembro de 2025 houve a ameaça de suspensão de férias e o não pagamento antecipado ou mesmo o desconto do terço constitucional de férias.
O SIMPA e o CORES FASC/SMAS exigem respeito ao servidores da Secretaria de Assistência Social. Seguimos atentos para garantir os direitos de toda a categoria e na luta por uma política pública estatal e de qualidade.
Tags: #ConcursoJá, #NomeaçãoJá, #SimpaSindicato, #TerceirizaçãoNão, Assistência Social, Cores Fasc, FASC, municipários, poa, Porto alegre, serviçopúblico, Servidores, simpa, sindicato, smasMais notícias