O Sindicato dos Municipários de Porto Alegre – Simpa, a Associação dos Servidores do Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas – Asserpv e a Associação dos Servidores do Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre – Ashps denunciam situação dos hospitais municipais durante chuvas iniciadas na quinta-feira (15).
No Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas (HMIPV), as chuvas provocaram infiltrações e alagamentos. O caso mais grave ocorreu na UTI Neonatal, em que recém-nascidos tiveram que ter as incubadoras dos leitos deslocadas, pois chovia chovendo em cima (conforme foto). O correto é as incubadoras ficarem próximas à parede, onde está o material do paciente, as válvulas de oxigênio e aspiração, o que não foi possível de manter.
Além dessa situação, também ocorreram alagamentos no alojamento conjunto, na pediatria e no Centro de Material e Esterilização. Durante a madrugada, uma sala ficou sem luz.
Já no Hospital de Pronto Socorro (HPS), as infiltrações e alagamentos ocorreram na emergência, no 5º andar, na farmácia e nos andares onde ficam localizadas as UTIs. No caso da farmácia, as goteiras atingiam os fios dos computadores. Em uma das entradas onde ficam pacientes internos, a água escorria com força. Já na rouparia, houve falta de luz.
A situação ocorrida com o Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas e o Hospital de Pronto Socorro demonstra mais uma vez o descaso do governo municipal de Sebastião Melo com a Saúde e com a população. O Simpa e as associações vêm realizando denúncias frequentes sobre os riscos aos servidores, pacientes e familiares em dias de chuva, mas a situação segue a mesma.
Apesar do superávit de R$ 516 milhões em 2022, Melo segue ignorando o grave problema dos hospitais municipais, ambos referência para no estado, um em traumatologia e o outro no atendimento materno-infantil. Seguiremos denunciando à imprensa e à população a necessidade de soluções urgentes por parte do governo municipal. É inaceitável que há tanto tempo façam promessas e até hoje não exista solução. Falta de verbas, sabemos que não é.
CONFIRA FOTOS E VÍDEOS:
Tags: #SaúdeNãoÉMercadoria, #SimpaSindicato, #TerceirizaçãoNão, HMIPV, HPS, municipários, poa, Porto alegre, Saúde, serviçopúblico, Servidores, simpa, sindicatoMais notícias
Não há eventos futuros