Nota do Simpa: medidas anunciadas por Marchezan são insuficientes e beiram a irresponsabilidade

O Simpa se dirige à categoria municipária e à população de Porto Alegre para comunicar, de maneira enfática, que as medidas anunciadas hoje, 16/03, pelo prefeito Nelson Marchezan Jr. durante entrevista coletiva, são insuficientes para conter a disseminação do coronavírus e beiram a irresponsabilidade.

 

Para reduzir ao máximo possível o número de infectados, é preciso ir muito além da suspensão das aulas no ensino fundamental e médio – e na educação infantil que, de maneira irresponsável, não foi incluída – e das medidas pontuais que o prefeito apresentou. Além disso, ao estabelecer que a alimentação estará disponível aos alunos, a Prefeitura não orientou como este serviço será prestado, nem seguindo quais critérios sanitários.

 

É preciso enfatizar que a pandemia de coronavírus é grave, tem alto grau de transmissão e é de rápida propagação, com potencial de atingir milhares de pessoas em breve no Brasil. O sistema de saúde entrará em colapso caso os contagiados em estado grave busquem o SUS ao mesmo tempo em grande quantidade.

 

Todas as orientações da vigilância em saúde e dos serviços de epidemiologia indicam a necessidade urgente de haver medidas de restrição da circulação de pessoas, de maneira a conter a curva de crescimento da doença a fim de desafogar o SUS quando houver o pico de procura. Ou seja, a restrição da circulação e demais medidas de prevenção são imprescindíveis e devem ser tomadas desde já.

 

Por tudo isso, o Simpa defende a suspensão imediata das aulas em toda a rede municipal de ensino para reduzir a vulnerabilidade de crianças e trabalhadores e a propagação do coronavírus por estes grupos. Também defende enfaticamente que apenas os serviços públicos essenciais – em especial os de saúde, segurança, tratamento e fornecimento de água, entre outros – sejam prestados, de maneira que os demais sejam suspensos. Tal medida ajuda sensivelmente na redução de circulação de pessoas na cidade, além de proteger a saúde dos servidores e de seus familiares, evitando a disseminação do vírus.

 

Além disso, o Simpa comunica que oficiará a Prefeitura em defesa da saúde dos servidores públicos e da população e tomará as medidas cabíveis a fim de garantir a restrição imediata dos serviços públicos.

 

Direção do Simpa

Mais notícias

AGENDA

TV SIMPA