O Sindicato dos Municipários de Porto Alegre – Simpa, repudia os ataques realizados contra profissionais do SAMU durante os atendimentos realizados em Porto Alegre nesta segunda-feira (28/8), assim como repudia toda a forma de violência. Acredita-se que os ataques tenham ocorrido devido à revolta gerada na população com a reportagem exibida pelo programa Fantástico, da Rede Globo, na noite do domingo (27/8), que trouxe denúncias sobre a Central Estadual do SAMU que atende 269 municípios do RS.
É válido lembrar que as denúncias apresentadas na reportagem são em relação a profissionais que trabalham na Central Estadual e não nas ambulâncias realizando atendimento aos pacientes. Vale ressaltar também que Porto Alegre tem uma Central Municipal para atender aos chamados do SAMU na capital, não sendo parte da Central Estadual.
Vale afirmar que a imensa maioria dos servidores da saúde, incluindo os do SAMU, são muito comprometidos com a saúde pública e em muitos casos arriscam a própria vida para atender a população. Muitos desses profissionais atuam em locais precarizados, com falta de estrutura, sobrecarga de trabalho e/ou são atingidos pela terceirização. É importante que se diferencie a atuação dessa imensa maioria, com a dos denunciados pelo programa. O SUS é referência mundial, defendemos que siga gratuito, com profissionais concursados, maior investimento pelas gestões e melhor fiscalização para que casos como esse não se repitam.
O Simpa se posiciona a favor da necessária investigação e punição dos culpados para garantia do efetivo trabalho do SAMU em todo o Rio Grande do Sul, e para que mais vidas não sejam colocadas em risco devido à postura de determinados profissionais.
Tags: #SimpaSindicato, municipários, poa, Porto alegre, SAMU, Saúde, Serviço Público, Servidores, simpa, sindicato, SUSMais notícias
Não há eventos futuros