A participação da categoria municipária no #30M, 2º Dia Nacional de Lutas em Defesa da Educação Pública e contra a Reforma da Previdência, em 30 de maio, foi aprovada na última assembleia geral do Simpa. Além de integrar as atividades unificadas da Educação, será realizado um Ato Público, às 17h, no Paço Municipal, quando também será cobrada uma resposta do governo à pauta de reivindicações da campanha salarial 2019, que busca a reposição das perdas da inflação, de 12,61% (maio/2016 a abril/2019).
ATO CONTRA CORTES
O #30M é um dia de luta contra as medidas do governo federal, que reduzem o orçamento da Educação e ameaçam a aposentadoria dos trabalhadores com a Reforma da Previdência (PEC 06). Tais medidas atingem os municipários diretamente. Os cortes na Educação repercutem no funcionamento dos institutos federais, das universidades e no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Já a Reforma da Previdência representa a redução dos benefícios da aposentadoria e o aumento do período de trabalho em todas as categorias de trabalhadores, alterando as regras também nos Regimes Próprios dos servidores dos estados e municípios.
A mobilização unificada com todas as centrais de trabalhadores é a forma de enfrentamento à política que coloca servidores públicos e trabalhadores como vilões da crise. É hora de ocupar todos os espaços de manifestação para rechaçar as medidas que prejudicam toda a população.
Programação do 30/5:
Manhã/tarde – atividades com a comunidade escolar nas escolas
17h – Atos dos Municipários, no Paço Municipal, para cobrar resposta do governo à pauta de reivindicações da campanha salarial 2019
18h – Ato Unificado, na Esquina Democrática, contra os cortes na Educação e contra a Reforma da Previdência
Tags: #30M, Campanha salarial 2019, Em defesa da Educação Pública, municipários, Porto alegre, simpa, sindicatoMais notícias
Não há eventos futuros