Mobilização por nomeações faz governo reunir com aprovados/as em concurso da educação

WhatsApp Image 2024-01-23 at 10.23.10

Profissionais aprovados em concursos da prefeitura organizaram um ato pela nomeação e posse imediata, que aconteceu na manhã desta terça-feira (23) em frente à SMED. A mobilização resultou em uma reunião com o secretário de educação José Paulo da Rosa, o chefe de gabinete do prefeito André Coronel e o secretário adjunto da SMAP, Richard Dias para tratar do assunto. Os diretores do Simpa Assis Olegário, Bete Charão e Cindi Sandri, e a diretora da Atempa Roselia Sivieiro acompanharam o ato e a reunião. Os vereadores Jonas Reis e Roberto Robaina também estiveram presentes.

Os representantes do governo admitiram a lentidão no processo de nomeação e posse dos aprovados devido à falta de pessoal e informaram que em razão disso, mais duas psicólogas foram lotadas no setor da SMAP responsável pelas posses. Os 113 profissionais que aguardam nomeação têm a previsão de tomarem posse até 06 de fevereiro, segundo eles.

Além desses que já iniciaram o processo de nomeação, há outros colegas que passaram no concurso e não foram chamados ainda. Para que esses sejam chamados é necessário aprovação do Comitê Municipal para Gestão de Despesas de Pessoal (CMDP) vinculado ao Gabinete do Prefeito (GP), pois é ele que analisa custos e aprova novas nomeações. O CMDP é composto por 8 membros: prefeito, vice-prefeito, chefe de gabinete do prefeito, procurador-geral do município, secretário de administração e patrimônio, secretário da fazenda, secretário de planejamento e assuntos estratégicos, e secretário de governança local e coordenação política.

Segundo Richard Dias, o Comitê deve se reunir na próxima semana. O secretário adjunto se comprometeu em fazer um comunicado público daqui a 20 dias informando os encaminhamentos aprovados no CMDP. O Simpa irá monitorar as nomeações e o retorno do governo.

Tags: #ConcursoJá, #NomeaçãoJá, #SimpaSindicato, #TerceirizaçãoNão, municipários, poa, Porto alegre, serviçopúblico, Servidores, simpa, sindicato

Mais notícias