O site do Matinal publicou matéria no domingo (12/1), ressaltando o movimento realizado pela bancada de oposição na Câmara Municipal para que as audiências públicas sobre projetos apresentados pelo prefeito Sebastião Melo (MDB) sejam realizadas de maneira presencial e em novos horários, conforme requerimento protocolado na sexta-feira (12/1).
A matéria cita o fato das audiências públicas serem realizadas em função de liminar ajuizada pelo Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa), que garantiu o direito da população e de servidores da Prefeitura participarem dos debates sobre os projetos enviados pelo Executivo.
Assinado por Tiago Medina, o texto cita que tanto a audiência que vai discutir a extinção da Fundação de Assistência Social (Fasc) quanto o projeto de alteração no conselho do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) foram marcadas para o dia 20 de janeiro, a primeira para às 9h e a segunda para às 19h, ambas no formato virtual.
Conforme o Matinal, existe possibilidade de nova judicialização, caso a presidente da Casa, Comandante Nádia (PL), que faz parte da base de Melo, negue o pedido por audiências presenciais ou alteração de horário.
A matéria do Matinal afirma que o Simpa se manifestou favorável às audiências presenciais, que garantem ampla participação das servidoras, servidores e da população. “A diretora-geral do Simpa, Cindi Sandri, explicou que a entidade tentará primeiro convencer a presidente Nádia para a alteração de formato, mas acenou com a possibilidade de ingressar na Justiça. Até o dia da audiência pública estaremos buscando que a presidência da Câmara se sensibilize ao fato para que a audiência pública seja presencial, principalmente considerando a necessidade do acesso das pessoas”, afirmou a diretora do Simpa.
Leia a íntegra da matéria do Matinal:
(https://x.gd/MO8zh)
Mais notícias
Não há eventos futuros