Marchezan não negocia a data-base e greve continua em Porto Alegre

 

 

Municipários de Porto Alegre estão no 18° dia de greve em luta pela negociação da data-base 2018 e buscam ampliar a adesão dos trabalhadores ao movimento. Por isso, na assembleia geral realizada na tarde desta sexta-feira (17/8), ficou deliberada a manutenção da greve, dos piquetes e visitas aos locais de trabalho, além de manifestações nos próximos dias.

 

Agendas

 

Veja as agendas de mobilização definida na assembleia:

 

Segunda-feira, 20/08, 8h: Ato em defesa do Dmae, no Dmae Princesa Isabel; durante o dia, serão feitas visitas às escolas e às comunidades;

 

Terça-feira, 21/08, 8h: Ato público contra a terceirização dos serviços da Fasc no Centro Pop 1 e Abrigo Marlene – Avenida Getúlio Vargas esquina com a Aureliano;

 

Quarta, 22/08, 9h: Grande ato no Paço Municipal, dia decisivo na busca da negociação dos trabalhadores municipários com Marchezan sobre a data-base 2018;

 

Quinta, 23/08, 14h: Assembleia Geral na Casa do Gaúcho.

 

PLs e questões jurídicas

 

Durante a assembleia, a direção do Simpa fez um relato sobre a situação dos projetos de lei e questões jurídicas candentes. No âmbito jurídico, foi colocado que a Procuradoria Geral do Município intentou, junto ao STF, uma medida cautelar de suspensão de tutela provisória (liminar) relativa a dois processos de greve deste ano. O primeiro, da greve de 15 a 18 de julho; o outro da greve iniciada em 31 de julho.

 

O município alega ter havido grave prejuízo aos serviços, que o pagamento dos dias não trabalhados se constitui como um fundo de greve e que dada a debilidade das finanças públicas, isso seria um “esbanjamento de dinheiro” para a manutenção de um direito social.

 

O Simpa ainda não foi notificado oficialmente desta medida. Quando for, terá um prazo de 72 horas para manifestação. O Sindicato está tentando agendar audiência com a ministra Carmen Lúcia, do STF, relatora do caso, para levar sua contestação e explicitar todos os temas que demonstram a legitimidade do movimento. A ministra recebeu o pedido e não despachou ainda, mas determinou a manifestação sucessiva dos interessados e da Procuradoria Geral da República.

 

No que diz respeito aos PLs, segue ainda sem data a entrada, na pauta da Câmara, daqueles que dizem respeito aos servidores. Por ora, segue a tramitação do projeto do IPTU. Dentre os projetos que atingem a categoria, apenas o da Licença-prêmio (PELO 07/17) segue em regime de urgência.

 

Indicativos da educação

 

A assembleia também definiu pela intensificação das visitas e agendas de mobilização junto às escolas visando a ampliar a mobilização da categoria e das comunidades. Neste sentido, ficou definido que, durante as visitas, deverão ser construídos atos regionais para agregar as comunidades e conselhos escolares e movimentos sociais que defendem as políticas públicas.

 

Os servidores da educação também estabeleceram a necessidade de dar destaque às políticas públicas, incluindo a necessidade, neste momento, de haver a nomeação de professores a fim de garantir a qualidade da educação, precarizada pela política aplicada pela Smed.

 

Outra indicação é que, durante a quarta-feira – que a categoria considera um dia decisivo na busca de diálogo da cidade e dos trabalhadores municipários com Marchezan –, as escolas levem seu material mostrando seus projetos, de maneira a dar visibilidade às boas práticas construídas na rede, e mostrar projetos que aconteciam e deixaram de acontecer.

 

Também foi indicada, pelos servidores da educação, a inclusão, na pauta de negociação, da autonomia das escolas na construção do calendário de recuperação do ano letivo de 2018, o problema da falta de professores e a HAFE.

Tags: Data-Base2018, derrotar, DerrotarOsPLs, GreveDosMunicipários, Sem Parcelamento

Mais notícias

SIMPA ENTREGA ESTUDO CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DO DMAE PARA MINISTRO GUILHERME BOULOS, DURANTE ATIVIDADE EM PORTO ALEGRE

Diretores do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) participaram…

PANFLETAGEM NO LARGO ZUMBI REFORÇA LUTA PELA REPOSIÇÃO SALARIAL E DEFESA DO DMAE PÚBLICO

Na última terça-feira (16/06), municipários e municipárias realizaram uma panfletagem…

RECADASTRAMENTO OBRIGATÓRIO DE MUNICIPÁRI@S

⏰ O tempo está acabando! Servidores ativos do Executivo, aposentados…

TV SIMPA