Manifestação da Frente dos Servidores Públicos do RS diz não à PEC 32 e às privatizações e terceirizações

 

Simpa, Cpers-RS, Sintrajufe-RS, Sindserf-RS, Atempa, ASHPS, Associação das Servidoras e Servidores do HMIPV, centrais sindicais, o Fórum em Defesa do SUS e o vereador de Porto Alegre, Jonas Reis (PT), participaram de ato público, em frente ao HPS, nessa terça-feira (14/9), contra a PEC 32 e contra as privatizações e terceirizações no SUS. As entidades manifestaram-se sobre os prejuízos da política adotada por Bolsonaro com as reformas estruturais de corte de direitos dos trabalhadores e pelo prefeito Sebastião Melo (MDB) que propôs a venda da Carris e quer fazer o mesmo com o HPS e o HMIPV.

 

“A precarização, privatização e terceirização do serviço público não vem de hoje. Começou em 2016, com o golpe na presidenta Dilma Rousseff e continuou com a reforma trabalhista, reforma da previdência e emenda do teto dos gastos congelados por 20 anos”, lembrou a diretora do Sintrajufe-RS, Arlene Barcellos.

 

Para o diretor geral do Simpa, João Ezequiel, a PEC 32 vai promover a destruição total do serviço público no Brasil. Com o fim da estabilidade, será possível demitir, a qualquer momento, os servidores e servidoras e abrir as portas para o apadrinhamento e a corrupção. “Abre a porteira para que os governos entreguem o serviço público para a iniciativa privada, tornando, o que era gratuito e de qualidade, em serviço pago e de baixa qualidade”, aponta o diretor.

 

Em Porto Alegre, Melo adota a mesma política de Bolsonaro. O prefeito está acelerando as venda do patrimônio público porto-alegrense. “Ele quer passar o HPS para a mão da iniciativa privada. Nós vamos chegar aqui no hospital para sermos atendidos e vamos ter que pagar”, indigna-se João Ezequiel.

 

O HMIPV também está na mira do governo. Segundo Marco Brignol, diretor da Associação das  Servidoras e Servidores do HMIPV, Melo se mostra pior do que Marchezan, pois diz que dialoga, mas usa do cargo de prefeito para atacar os servidores. A representante das Técnicas de Enfermagem do HPS pede respeito para todo o corpo de trabalhadoras e trabalhadores do hospital: “nós sofremos na pele com a terceirização da Saúde. A cada ano, a empresa muda e os funcionários ficam sem direitos trabalhistas e com a insegurança de serem demitidos a qualquer momento. Em cinco anos, eu nunca vi tanto desmantelamento neste hospital”, afirma ela.

 

 

Tags: #PEC32Não, ato público, Caminhada, municipários, Porto alegre, Reforma Administrativa, simpa, sindicato, SUS

Mais notícias

CAOS NO PA LOMBA DO PINHEIRO: TELHADO NOVO DESABOU, PACIENTES FORAM TRANSFERIDOS E SERVIÇOS ESTÃO SUSPENSOS

A chuva desta terça-feira (16/4) derrubou o novo telhado e…

DÍVIDA DE MELO COM A CATEGORIA MUNICIPÁRIA JÁ ACUMULA 27,18%

O monitoramento mensal realizado pelo Sindicato dos Municipários de Porto…

🗣️📣 CORES GERAL E ASSEMBLEIA DE PRESTAÇÃO CONTAS

📍 Dia 29/4, às 19h (1ª chamada e 2ª chamada…