O Sindicato dos Municipários de Porto Alegre – Simpa, acompanhou na tarde desta quarta-feira (13/11) a sessão da Câmara Municipal para monitorar a tramitação dos projetos de Lei da Mordaça, do PELO 002/22 que extingue a Licença Prêmio e altera a LAA, e o projeto da Lei Orçamentária Anual – LOA 2025.
A autora do projeto de Lei da Mordaça, vereadora Fernanda Barth (PL), pediu novamente o adiamento da votação do projeto que estava prevista para hoje. O PL já foi considerado inconstitucional pela justiça em diversos locais que tentou ser aprovado. O Simpa segue acompanhando para tentar impedir a aprovação do projeto, mas, caso ele seja votado e aprovado, irá ingressar judicialmente contra a proposta que fere a liberdade de cátedra.
Os diretores do Simpa confirmaram a suspensão da tramitação do projeto de lei do executivo (PELO 002/2022) que extingue a Licença Prêmio e altera a LAA. Uma vitória a ser comemorada. O projeto não poderá ser votado neste ano devido à Lei Eleitoral (9.504/1997), conforme argumentou o sindicato em sessão anterior. Apesar de previsto somente para 2025, o Simpa seguirá monitorando a tramitação.
Quanto ao calendário de votação da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025, não foi apresentado nesta tarde. A previsão é que ocorra na sessão da próxima segunda-feira (18/11), prazo final para que vereadores/as apresentem suas emendas. A emenda do Simpa, Astec e Atempa já foi apresentada por ser da categoria popular, que possui prazo diferenciado dos parlamentares. A votação do projeto e das emendas está prevista para iniciar na sessão do dia 25/11 (segunda-feira). Neste dia a pressão da categoria será fundamental para garantir a inclusão da emenda que prevê a reposição da inflação no salário da categoria, que já acumula 29,55% de perdas desde 2016.
Somos municipários, somos Porto Alegre e vamos resistir❗
Tags:
#SimpaSindicato,
2024,
Data-Base 2024,
DataBase,
Database2024,
lei orçamentária anual,
Licença Prêmio,
LOA,
Mordaça,
municipários,
poa,
Porto alegre,
prefeito,
prefeito de porto alegre,
Prefeito Melo,
Prefeitura,
sebastião melo,
Serviço Público,
serviçopúblico,
Servidores,
simpa,
sindicato