Há 10 anos chove dentro da Emei Mamãe Coruja colocando alunos e trabalhadores em risco

004

O Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) esteve na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Mamãe Coruja, localizada na Avenida Bento Gonçalves, no bairro Azenha, na tarde desta segunda-feira (15/1), para verificar falta de condições de trabalho. Problemas no telhado causam alagamentos na escola nos dias de chuva. De acordo com a diretora da Escola, Grasiele Schumacher, faz mais de dez anos que a Mamãe Coruja convive e alerta sobre os perigos desta situação. Segundo Grasiele, os engenheiros da Prefeitura avaliaram que é necessário trocar o telhado e as calhas, pois a situação oferece risco a alunos, professores e funcionários.

A reforma no telhado é uma reivindicação que vem sendo feita desde 2010 e somente agora foi autorizada porque a visita dos engenheiros aconteceu em um dia de chuva, onde foi possível constatar a precariedade que servidores e alunos vivenciavam, inclusive escorrendo água da chuva pela fiação elétrica.

Durante a visita realizada pela diretora do Simpa, Bete Charão, foi constatada uma série de outros problemas, semelhantes aos que existem na maioria das escolas da Rede Municipal de Ensino. A Mamãe Coruja convive com a falta de três professores e quatro monitores, dois para atendimento de turmas e dois para atender os alunos da educação especial, para completar o quadro necessário de servidores. Além disso haverá substituição de toda a equipe da limpeza, pois a equipe atual optou por não aderir ao contrato da nova empresa devido às perdas financeiras.

“O que vemos na Emei Mamãe Coruja não é diferente do quadro encontrado nas demais escolas da rede, um permanente descaso com a educação, seja na estrutura física, seja no quadro funcional, sobrecarregando as trabalhadoras e trabalhadores, que fazem um grande esforço para manter o atendimento integral”, declarou a diretora Bete Charão.

O Simpa defende que a educação pública municipal entregue à população seja de fato uma educação de qualidade, integral, inclusiva e valorizando as trabalhadoras e trabalhadores da educação.

Tags: Descaso, Educação, educação infantil, Escolas, municipários, poa, Porto alegre, serviçopúblico, Servidores, simpa, sindicato

Mais notícias