Governo Melo não tem estimativa para novas nomeações prejudicando atendimento à população

001 smap conc

Mais uma vez, os representantes do governo Melo não apresentaram lista, cronograma ou estimativa de novas nomeações de concursados para suprir a falta de trabalhadores nas secretarias e órgãos municipais, o que prejudica os serviços e o atendimento à população de Porto Alegre.

Após quase duas horas de reunião com o adjunto da Secretaria Municipal da Administração e Patrimônio (SMAP), Richard dos Santos Dias, na tarde desta quarta-feira (10/5), não houve avanço. Por isso, ficou agendado um novo encontro, marcado para o dia 15 de junho, às 14 horas, no prédio da Siqueira Campos, atrás do Paço Municipal. Antes da reunião com os representantes do governo Melo, foi realizado panfleteação de material informativo do Simpa, em frente ao prédio da SMAP, conforme deliberação da Assembleia Geral realizada no dia 3 de maio.

O tema é uma das principais lutas da categoria e faz parte da pauta de reivindicações da data-base 2023. Os representantes do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa), do Cores e da comissão de aprovados em concursos da Prefeitura questionaram a atual gestão sobre o planejamento, cronograma e detalhamento para os mais de dois mil profissionais aprovados em concursos públicos e aptos a ingressar no quadro da Prefeitura. Richard Dias afirmou que o prefeito deverá indicar qual o encaminhamento será dado sobre as novas nomeações, provavelmente em reunião realizada amanhã, quinta-feira (11/5).

O governo Melo admite a existência de defasagem de servidores em todas as áreas, na saúde, educação, assistência social, entre outras. Porém, afirma que não pode chamar os aprovados em concursos sem analisar a atual situação financeira da Prefeitura. O Simpa ressalta que mesmo com superávit e com recursos em caixa, o Governo Melo não resolve a situação, seguindo à risca a política neoliberal de desmantelamento e precarização, por meio da contratação de empresas terceirizadas e de parcerias público-privadas. Este modelo de administração sobrecarrega os servidores e a falta de profissionais prejudica o atendimento à população. A nomeação de concursados vem sendo discutida com a atual gestão e esta foi a quarta reunião realizada neste ano para tratar do tema.

Participaram da reunião o secretário adjunto da SMAP, Richard dos Santos Dias; o Diretor Executivo de Despesa de Pessoal (SEDPES), Demetrio de Souza Vasnieski; a Diretora de Seleção e Provimento (DSP), Adriana dos Santos Caieron; além da diretora do Simpa, Cindi Sandri e de representantes da comissão dos novos concursados da Prefeitura e Marco Brignol, do Cores.

Tags: #SimpaSindicato, 2023, Data-Base 2023, DataBase, Database2023, municipários, poa, Porto alegre, Prefeito Melo, Prefeitura, Serviço Público, serviçopúblico, Servidores, simpa, sindicato

Mais notícias