O Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) aponta dificuldades ainda existentes, na manhã desta segunda-feira (19/2), em mais duas escolas de Ensino Fundamental. Assim como diversas outras escolas, tanto a EMEF Aramy Silva, localizada no bairro Camaquã, quanto a EMEF João Goulart, no Sarandi, acumulam problemas que não foram resolvidos antes do início do ano letivo, evidenciando o descaso do governo Melo com a educação em Porto Alegre.
Apesar do mutirão realizado no final de semana para amenizar os estragos causados ainda pelo temporal do dia 16 de janeiro, que ocorreu somente em função de denúncias, a Escola Aramy Silva continua com a rede elétrica comprometida, com sérios riscos de acidentes devido às péssimas condições da fiação, o que impede, por exemplo, o uso de ventiladores. Em dias de calor intenso ainda é impossível permanecer em alguns locais da escola. No refeitório, o termômetro chegou a registrar 73 ºC (graus Celsius).
Na EMEF João Goulart também foi necessário cobrar providências junto à Secretaria Municipal de Educação (Smed) para que desse início à limpeza do entorno da escola, ocorrendo somente na sexta-feira (16/2), exatamente um mês após o temporal que causador de problemas na rede elétrica, alagamentos e quedas de árvores.
Durante o roteiro de visitas às escolas da RME, a direção do Simpa constatou inúmeros problemas, tanto em relação à precariedade na estrutura física quanto pela falta de recursos humanos necessários para garantir o início das aulas. Além das suspeitas de irregularidades em licitações e de gastos exorbitantes que resultaram na prisão da ex-secretária da Smed, o governo Melo demonstra falta de compromisso com a Educação, incapacidade para absorver minimamente as demandas das escolas e de garantir o início do ano letivo em condições adequadas.
O Simpa seguirá acompanhando a situação das escolas da RME, fazendo a escuta das dificuldades apontadas pelas/os colegas e cobrando da Smed a responsabilidade pela solução dos problemas.
Tags: municipários, poa, Porto alegre, serviçopúblico, Servidores, simpa, sindicatoMais notícias
Não há eventos futuros