O Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) juntamente com a Comissão de Aprovados e Aprovadas em Concursos da Prefeitura denunciam a contratação temporária de 12 nutricionistas, por meio de parceria público privada com a Associação Vila Nova, enquanto profissionais concursados seguem à espera de nomeações.
O Simpa tem denunciado o governo Melo pelo alto déficit de profissionais, especialmente nas áreas da saúde, educação e assistência social, e pela ampliação da política de contratação temporária de profissionais por meio de terceirização junto à iniciativa privada. Este modelo tem provocado graves consequências ao funcionamento dos órgãos públicos, com a precarização das condições de trabalho e pelo prejuízo no atendimento prestado à população, principalmente dos mais necessitados. É o atestado da tentativa desenfreada de enfraquecimento das políticas públicas. Quanto menos concursados são chamados, mais enxuto fica o quadro técnico e mais difícil fazer um trabalho eficiente, pois se torna alta a demanda para o pequeno número de servidores, favorecendo o discurso de que o público não funciona e abrindo margem para as privatizações. Saúde não é mercadoria, é preciso investimento em servidores e estrutura, não apenas com foco em tratamento, mas na prevenção a longo prazo.
Além das denúncias públicas, o Simpa e a Comissão dos Aprovados denunciaram as ações da gestão Melo junto ao Ministério Público Estadual e protocolaram diversas ações judiciais contra as terceirizações implementadas. Apesar da suspensão das negociações da data-base da categoria municipária pelo governo Sebastião Melo, o sindicato segue pressionando por reuniões e avanços nas demandas da categoria.
Tags: #ConcursoJá, #SaúdeNãoÉMercadoria, #SimpaSindicato, #somosportoalegre, #TerceirizaçãoNão, #VamosResistir, concurso, municipários, poa, Porto alegre, Saúde, serviçopúblico, Servidores, simpa, sindicato, Somos Municipári@s somos Porto AlegreMais notícias
Não há eventos futuros