FÓRUM DA REGIÃO CENTRO DÁ INÍCIO À ARTICULAÇÃO DA CATEGORIA MUNICIPÁRIA COM AS COMUNIDADES LOCAIS

CARDS SIMPA - 45 (1080 x 1350 px) (15)

A primeira reunião do FÓRUM DA REGIÃO CENTRO, realizada na noite da última quarta-feira (16/7), no SIMPA, reuniu servidoras e servidores municipais de diversas áreas, dando início a reorganização territorial da categoria. Durante o encontro, foram tratados temas que desafiam diariamente os trabalho, tais como a precarização dos serviços, a desvalorização da categoria e a necessidade de criar canais permanentes de diálogo com a população usuária dos serviços públicos.

A iniciativa é uma forma do SIMPA resgatar práticas de escuta, articuladas à construção da luta política junto à categoria municipária e em consonância às comunidades locais. Inspirada em experiências anteriores, como os fóruns temáticos que existiram na cidade durante a gestão do ex-prefeito Nelson Marchezan Jr, as reuniões têm como objetivo ampliar a mobilização por melhores condições de trabalho, com maior valorização dos serviços públicos e da categoria municipária e também a partir das demandas e das necessidades da população como um todo.

A ideia é construir um espaço que permita debater problemas concretos, promover escuta ativa e levantar soluções junto à comunidade, fortalecendo o vínculo entre serviço público e sociedade. A proposta nasceu a partir de uma demanda da última Assembleia Geral da Categoria, que deliberou pela realização de reuniões por territórios, fortalecendo a mobilização local.

O Fórum da Região Centro reúne trabalhadoras e trabalhadores de diferentes áreas e secretarias, promovendo um espaço de integração, independentemente da pasta de atuação, com base em um critério territorial. A área de abrangência vai da Ramiro Barcelos até o Cais do Porto, contemplando equipamentos fundamentais como os hospitais HPS e HMIPV, os CAIS Mental da José Bonifácio e da Sarmento Leite, o Centro de Saúde Modelo, a Escola Porto Alegre e o Centro Municipal de Educação dos Trabalhadores Paulo Freire, o Centro de Referência de Assistência Social, assim como o Museu Joaquim Felizardo e o Centro Municipal de Cultura, entre outros tantos.

ARTE, CULTURA E VISIBILIDADES DE PROJETOS
Uma das propostas em destaque foi a realização de uma Mostra Cultural, em local público, como forma de dar visibilidade aos inúmeros talentos existentes entre os servidores e também dentro das comunidades atendidas. A ideia é que o evento seja construído em parceria com a população, valorizando a diversidade cultural e promovendo integração.

Também foram sugeridas formas de divulgar e reconhecer iniciativas desenvolvidas pelo Município, como o Garotas em Vermelho, os Tambores de Freire, o trabalho dos Agentes de Combate a Endemias, os alunos de robótica das escolas municipais, entre outras experiências exitosas.

A realização do Fórum é um passo importante no fortalecimento da mobilização nos territórios, ampliando a capacidade de organização e resposta da categoria frente aos desafios impostos.

O SIMPA seguirá apoiando e incentivando a criação de fóruns em outras regiões da cidade, como instrumento de luta, construção democrática e aproximação com a sociedade.

A DEFESA DO SERVIÇO PÚBLICO SE CONSTRÓI NO DIA A DIA, JUNTO COM QUEM SERVE E COM QUEM USA!

Tags: #SimpaSindicato, #somosportoalegre, #VamosResistir, municipários, poa, Porto alegre, serviçopúblico, Servidores, simpa, sindicato, Somos Municipári@s somos Porto Alegre

Mais notícias

AGENDA

TV SIMPA