Estudantes de escola municipal de Porto Alegre vencem Copa do Mundo de Robótica nos EUA

FOTO: DIVULGAÇÃO

Um grupo de estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa Lobos, da Lomba do Pinheiro, na zona leste da capital gaúcha, conquistou o prêmio da categoria Melhor Modelo de Solução na First League Explorer, em Houston, nos Estados Unidos (EUA). O prêmio, recebido no sábado (22/4), é considerado a Copa do Mundo de Robótica.

O grupo criou uma maquete automatizada que projeta um espaço de lazer e entretenimento para a comunidade do bairro Lomba do Pinheiro. Foram meses de preparação no laboratório, com protótipos construídos com peças de plástico e ações programadas pelo computador. A maquete construída pela turma é de uma cidade perfeita, que sabe usar a energia sem agredir o planeta. O “parque do futuro” conta com vários brinquedos tecnológicos movidos por energias sustentáveis. Toda energia solar e eólica é gerada no próprio espaço. Os estudantes do Villa Lobos competiram com outros 56 projetos de robótica apresentados por representantes de diversos países. Entre as 11 equipes que representaram o Brasil na competição, alunos de outras seis escolas brasileiras se destacaram na competição. No entanto, o grupo de Porto Alegre, único de escola pública, conquistou a premiação da categoria Melhor Modelo de Solução na First League Explorer. A Escola Heitor Villa Lobos foi a primeira da rede municipal a incluir, há 16 anos, a robótica na sala de aula.

A equipe é formada por cinco alunos que estão entre o 4° e o 5° ano do Ensino Fundamental: Nathalya Andrielly de Abreu Gonçalves, Vitor Muller Machado, Lara Bella Bernardes Hoffmann — os três com 10 anos — e Matheus Luis Carpes da Rocha e Sury Rafaelle Alves da Silva, ambos de nove anos. Além deles, a equipe conta com uma monitora, aluna do 9° ano, Gabrieli Bolico Welter, 14 anos. A liderança e mentoria ficam por conta da professora Cristiane Pelisolli Cabral.

O grupo embarcou rumo ao torneio na última terça-feira (18). Após a competição, os Lobóticos ficarão mais uns dias nos Estados Unidos, onde terão uma série de experiências, como uma visita guiada à Nasa, agência aeronáutica norte-americana. O retorno a Porto Alegre será no dia 28 de abril.

APESAR DO PRÊMIO, SITUAÇÃO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS É PRECÁRIA
Apesar da conquista da chamada “Copa do Mundo de Robótica”, a realidade da maioria das escolas da rede municipal de ensino de Porto Alegre é de muitas dificuldades. O Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) vem denunciando, desde o início deste ano, o descaso da Prefeitura com as escolas da rede municipal de ensino. Faltam professores e reparos na infraestrutura das escolas, além de problemas com a plataforma Córtex, que tem levado professores ao registro manual da presença e das informações escolares dos alunos.

Tags: municipários, poa, Porto alegre, serviçopúblico, Servidores, simpa, sindicato

Mais notícias