Entidades denunciam descaso com o SUS em Porto Alegre

Ato Saúde HMIPV 06abr2018 - MP (30)

Alusivo ao Dia Mundial da Saúde, ato unificou sindicatos, associações e movimentos ligados à saúde.

Os trabalhadores da rede municipal de saúde de Porto Alegre se reuniram hoje (06/4), em frente ao Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV), para denunciar o descaso dos governos com o Sistema Único de Saúde (SUS), realizando Ato Público contra a privatização e precarização do SUS, alusivo ao Dia Mundial da Saúde (07 de abril). O local da atividade, organizada por associações e entidade sindicais ligadas à saúde, teve como objetivo denunciar a situação de descaso com uma das referências de atendimento à população mais importantes da Capital.

Leia o manifesto do Simpa “Em defesa do SUS, da vida e da democracia”

Com o objetivo de entregar o HMIPV à iniciativa privada, o prefeito Marchezan Jr. (PSDB) mantém leitos vazios e unidades, gerando uma crise que poderia ser evitada. Desde o início da gestão, a emergência pediátrica está parcialmente fechada e os poucos servidores atendem com esgotamento físico, devido aos plantões para cobrir a falta de pessoal.

De acordo com os dados do Portal Transparência da Prefeitura, faltam 330 profissionais, entre técnicos de enfermagem e enfermeiros, mas a demanda é reconhecidamente maior. No HPS, postos e demais serviços de saúde, a realidade é a mesma, somada à falta de pessoal, as comunidades não encontram uma estrutura adequada de atendimento, insumos ou medicamentos.

Entidades organizadoras do ato:

Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa)
Fórum em Defesa do SUS
Sindicato dos Profissionais de Enfermagem, Técnicos, Duchistas, Massagistas e Empregados em Hospitais e Casas de Saúde do RS (SindiSaúde/RS)
Sindicato dos Trabalhadores Federais da Saúde, Trabalho e Previdência no RS (Sindisprev/RS)
Associação dos Servidores do Grupo Hospitalar Conceição (ASSERGHC)
Associação dos Servidores da Secretaria Municipal de Saúde (ASSMS)
Associação dos Servidores do Hospital de Pronto Socorro (ASHPS)

Tags: EmDefesaDoSUS, Saúde, SUS

Mais notícias