Em reunião, secretário de Saúde autoriza indicação de nomes para direção do PACS

slider-pacs

O Simpa, a Comissão dos Trabalhadores do Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul (CT-PACS), o Cores Saúde e representante do noturno do PACS estiveram presentes, nesta quarta-feira (24/2), em reunião online com o secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta. Após debate sobre a grave situação do posto, que encontra-se sem direção geral há mais de um ano, Sparta propôs que os trabalhadores organizem uma assembleia e indiquem seus nomes ao quadro de direção geral do PACS.

O diretor geral do Simpa, João Ezequiel, alertou o secretário: “É necessário mudar, imediatamente, a coordenação da CMU e da Direção de Enfermagem do PACS, que são continuidade da política nefasta do ex-prefeito Marchezan, que só fez mal à saúde da cidade.

Nesta a agenda, foi enfatizada, também, a disseminação do coronavírus entre os servidores do PACS, dos quais nove já foram testados positivo para a covid-19. Inclusive, uma colega encontra-se em estado grave na UTI do Divina Providência.

A situação para o atendimento na pandemia é muito grave. Além de faltarem servidores de enfermagem, a tenda da Covid tem mandado pacientes com suspeita de estarem infectados com coronavírus de volta para a casa, pois a empresa terceirizada contratada pela SMS não está garantindo profissionais médicos em todos os turnos no local. Isso gera o fechamento da tenda em diversos dias da semana. Também faltam lençóis e materiais básicos para as equipes atenderem os pacientes de forma adequada.

Durante a reunião, alguns trabalhadores da Saúde foram impedidos de entrar na sala online, o que gerou indignação. O Simpa reafirma que realizou o envio prévio de todos os nomes participantes da reunião para a SMS, que, por sua vez, não prestou justificativas sobre o acontecimento, embora o Simpa tenha exigido, na própria reunião, a entrada desses colegas.

Estiveram presentes na reunião João Ezequiel, diretor geral do Simpa; Maria Alzira, da Comissão dos Trabalhadores do PACS; Marco Brignol, do Cores Saúde; Tieres Bastos, do PACS noturno; a deputada Fernanda Melchionna e o vereador Roberto Robaina.

 

Leia também: 

Gestores do PACS se eximem de resolver problemas; Simpa e CT-PACS se reunirão com secretário da Saúde

 

Tags: covid19, PACS, Saúde

Mais notícias