Em reunião realizada quarta-feira (24/6) com representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (SIMPA) e o Cores Saúde trataram, prioritariamente, de questões envolvendo denúncias de assédio moral a trabalhadores, ocorrida na Unidade de Saúde Santo Alfredo. Em relação à Unidade de Saúde Bananeiras, a própria gestão propôs a discussão das rotinas de trabalho. Outro tema discutido na reunião diz respeito às recentes alterações na Instrução Normativa (IN) que regula a atuação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs).
Sobre as denúncias de assédio sofrido por trabalhadores na U.S. Santo Alfredo, o Simpa e o Cores Saúde apresentaram os relatos com as devidas comprovações e exigiram providências por parte da SMS. Além de solicitar a substituição dos profissionais envolvidos nas situações denunciadas, o Simpa questionou a postura profissional e a metodologia de trabalho nesta unidade. A Diretoria de Atenção Primária à Saúde assumiu o compromisso de analisar cuidadosamente o caso, com base na documentação apresentada.
SIMPA QUESTIONA ALTERAÇÕES NA IN DOS ACSs
Em relação às alterações na Instrução Normativa (IN) que regula a atuação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), feitas sem a devida discussão com o Sindicato — ao contrário do que havia sido acordado no Grupo de Trabalho (GT), foram alinhados os pontos que sofreram modificações. Tanto a DAPS quanto o COENF se comprometeram a encaminhar orientações atualizadas às equipes sobre as mudanças.
O encontro contou com a participação do diretor-geral do SIMPA, João Ezequiel, das representantes do CORES Saúde Mariana Perachi e Cássia Adriana Silva, além da diretora da DAPS, do coordenador do COENF, da representante da CGP e das gestoras da CS Leste.
O SIMPA reforça seu compromisso com a defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras da saúde, atuando com firmeza frente à gestão para garantir ambientes de trabalho dignos, seguros e pautados pelo respeito e pelo diálogo. A atuação sindical segue firme na proteção dos servidores da rede municipal de saúde.
Somos municipári@s, somos Porto Alegre e vamos resistir❗
#SimpaSindicato
#SomosPortoAlegre
#VamosResistir
Mais notícias