O Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) repudia a tentativa de golpe e os ataques terroristas à democracia, promovidos por bolsonaristas fascistas, nesse domingo, 8 de janeiro de 2023, em Brasília. Somamos força às manifestações da sociedade, das centrais e entidades sindicais que exigem a prisão imediata de todos os responsáveis pelo ataque ao Palácio do Planalto, Supremo Tribunal Federal e Congresso Nacional.
Nesse importante momento da história do Brasil, é preciso que o conjunto da sociedade defenda de forma intransigente o Estado Democrático de Direito, o resultado das urnas e as políticas de reconstrução do país, propostas pelo governo Lula.
A escalada golpista, que tem raiz na negação do resultado das eleições, é articulada e financiada por grupos com interesse na expropriação das riquezas brasileiras. Este movimento insufla a formação de acampamentos antidemocráticos em frente aos quartéis, refinarias e estradas e se tornou predador das instituições estabelecidas pela Constituição Federal. Destruir o patrimônio público, bens simbólicos e culturais de uma nação é uma das características do fascismo.
Exigimos a responsabilização e a punição de todos os envolvidos nos crimes cometidos, impedindo, com isso, a continuidade e disseminação das manifestações terroristas de ódio e de violência no país.
Conclamamos as trabalhadoras e trabalhadores do serviço público a participar do Ato em Defesa da Democracia, nesta segunda-feira, dia 9 de janeiro, às 18h, na Esquina Democrática (Centro Histórico de Porto Alegre).
A Categoria Municipária não aceita a barbárie, condena o terrorismo e repudia a destruição do patrimônio do povo brasileiro, viva a democracia!
Simpa – Sindicato dos Municipários de Porto Alegre
Mais notícias
Não há eventos futuros