Em assembleia, servidores reafirmam luta contra reforma da previdência e em defesa da vida

WhatsApp Image 2021-03-16 at 22.38.33

Cerca de 300 servidores e servidoras municipais se reuniram virtualmente em assembleia geral, na noite desta terça-feira, 16/03, para tratar de encaminhamentos relativos à luta contra a reforma da previdência (PELO 02/20) imposta pelo prefeito Sebastião Melo e em defesa do lockdown e da agilização da vacinação para estancar a disseminação da CoVID-19 e o alto índice de óbitos.

 

O Simpa tem defendido a retirada do projeto de tramitação e a abertura de um canal de diálogo entre o prefeito e a categoria em momento oportuno, fora do período de bandeira preta. O sindicato tem enfatizado que este momento exige total dedicação do Executivo em defesa da vida.

 

Apesar das inúmeras tentativas do sindicato em busca do diálogo, o prefeito manteve o projeto — que, a seu pedido, tramita em regime de urgência — e mais recentemente tem investido contra a categoria com campanhas midiáticas que buscam jogar a população contra os municipários, manipulando informações e criando argumentos inverídicos, fugindo do que lei determina na publicidade pública. Para barrar a campanha, a assessoria jurídica do Simpa ajuizou, durante a realização da assembleia, ação contra a propaganda enganosa de Melo.

 

PUBLICIDADE DE MELO É ENGANOSA

Além da medida no campo jurídico, a categoria decidiu intensificar as ações de comunicação a fim de responder a estes ataques e buscar barrar a tramitação da matéria na Câmara. Também foi definido que será feita nota de desagravo e em apoio ao presidente do Conselho de Administração (CAD) do Previmpa, Edmilson Todeschini e à procuradora Deise de Moura, que estão sofrendo assédio do prefeito devido à posição firme que têm adotado, com base em argumentos técnicos, contrária à reforma da previdência.

 

POSSE DO CORES SIMPA

Durante a assembleia, foi apresentada a nominata do Cores Simpa 2021/2022, resultado de um processo eleitoral inovador. É a primeira vez que a eleição para formar o Cores é realizada de maneira digital. A votação on-line foi avaliada como adequada, representativa e transparente. Confira no site do Simpa, os representantes por setor de trabalho: https://wp.me/s9XMF5-cores

 

INFORMES

Também foi feito relato sobre as reuniões entre o Simpa e o prefeito Melo e sobre a audiência pública realizada pela Câmara no dia 11. Sobre a audiência, o sindicato estuda medidas jurídicas relativas ao fato de o acesso ao evento ter sido limitado, o que deslegitima o caráter público do mesmo.

 

PERDAS SALARIAIS

A economista Anelise Manganelli, do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), apresentou o estudo das perdas salariais acumuladas pelos servidores. Nos últimos cinco anos, os salários foram arrochados em 21,20% (período de maio de 2016 até fevereiro de 2021), decorrentes da não reposição salarial durante a gestão Marchezan. Além disso, destacou que as trabalhadoras e trabalhadores da Prefeitura tiveram redução de 3% na sua remuneração com o aumento da alíquota do Previmpa de 11% para 14%. Nesse mesmo período, a cesta básica em Porto Alegre registrou aumento de 48,19%. (VEJA O DOCUMENTO ABAIXO)

 

#LOCKDOWNAGORA

Além da indignação com a reforma da Previdência, os servidores relataram situações que explicitam o colapso na saúde pública municipal decorrentes do agravamento da pandemia de CoVID-19 e reafirmaram a necessidade urgente de lockdown e vacinação.

 

 

20211603 Assembleia Simpa

 

 

Tags: Assembleia Geral, Contra a Reforma da Previdência, municipários, Porto alegre, simpa, sindicato

Mais notícias