Divergência entre terceirizada e prefeitura gera atraso na alimentação de crianças e recém-nascidos no HMIPV

CARDS SAÚDE

A empresa terceirizada Sabor BR, responsável por prover a alimentação no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV), atrasou os salários dos funcionários pelo segundo mês consecutivo, deixando pacientes sem alimentação correta. Como consequência do atraso nos salários, trabalhadoras e trabalhadores ficaram sem recursos para transporte e não tiveram como ir ao trabalho.

Com isso, a empresa atrasou o fornecimento de alimentação aos pacientes, incluindo bebês, em mais de duas horas. Quando as dietas finalmente chegaram, estavam com volume inferior ao prescrito pelos médicos e em recipientes inadequados às necessidades dos bebês. Os setores do HMIPV mais afetados foram a UTI Neonatal, o Alojamento Conjunto e a Emergência.

No mês passado, a direção do hospital, quando procurada pelas entidades, afirmou não ter conhecimento do problema e que iria verificar a situação. Após, repassou a informação de que a empresa possuía problemas na documentação e por isso não havia recebido o repasse da prefeitura. As informações mais recentes indicam que as trabalhadoras e os trabalhadores estão recebendo no dia de hoje (21 de setembro), através de PIX e em ordem alfabética, os salários que deveriam ter sido pagos até o dia 10 de Setembro.

O Simpa e a Asserpv seguirão acompanhando a situação e defendem que, independente dos problemas burocráticos, empresa e prefeitura resolvam a situação da melhor forma sem prejudicar trabalhadoras/es, nem pacientes, muito menos bebês recém-nascidos. Para quem já está hospitalizado, receber a alimentação com atraso ou em quantidades inferiores, interfere diretamente em suas condições de recuperação. Mais uma vez está comprovado o resultado nefasto das terceirizações no serviço público.

Tags: #SaúdeNãoÉMercadoria, #SimpaSindicato, #TerceirizaçãoNão, HMIPV, hospital materno infantil presidente vargas, hospital presidente vargas, municipários, neonatal, poa, Porto alegre, presidente vargas, Saúde, serviçopúblico, Servidores, simpa, sindicato, uti

Mais notícias