Dia da e do Assistente Social

1_20240515_171342_0000

Nossa singela homenagem às bravas e bravos colegas assistentes sociais que estão trabalhando na linha de frente do atendimento às vítimas do desastre climático em Porto Alegre.

Sabemos que o trabalho da/do Assistente Social por vezes é invisibilizado, tratado como ato de caridade e benevolência, mas o compromisso ético e profissional na atuação técnica cotidiana mostra que nossa profissão é feita de luta por direitos e por emancipação social.

O que Porto Alegre enfrenta é fruto de anos e anos de falta de investimentos em serviços públicos de qualidade e com condições de trabalho para o atendimento à população. O governo do Prefeito Melo e seus aliados negacionistas só agravou a precarização das políticas públicas em Porto Alegre. Se faltam profissionais na FASC para atuar no momento crítico que vivemos, a culpa é desse governo e do Presidente da FASC que não chamam colegas do concurso e repassa a responsabilidade para os voluntários. São inúmeros cargos vagos na Fundação. Somente de exonerações temos quatro cargos sem reposição e um concurso para Assistentes Sociais vigente, mas que a gestão não viabiliza o chamamento desde o ano passado.

A Assistência Social é política pública e precisa de investimentos e de trabalhadores. Lutamos por muitos anos pela construção do Sistema Único de Assistência Social – SUAS – no Brasil e o Serviço Social foi profissão protagonista nessa luta. Não aceitaremos o retorno ao assistencialismo como solução para a crise!

Serviço Social é profissão regulamentada, que atua na garantia de direitos sociais e na luta por uma outra sociedade!

Parabéns à todas/os colegas Assistentes Sociais da Rede SUAS de Porto Alegre! Seguiremos na luta!

Tags: Assistente social, Assistentes sociais, Calamidade publica, concurso, CORES, Cores Fasc, enchenters, FASC, Nomeiaja, poa, Porto alegre, Serviço social, simpa, simpa sindicato, Sindicato dos Municipários de Porto Alegre, SUAS

Mais notícias