O Simpa vem a público denunciar a falta de organização, por parte da Prefeitura de Porto Alegre, no atendimento de casos suspeitos de coronavírus na cidade.
Mesmo com a declaração da Organização Mundial da Saúde (OMS) de que a contaminação pelo vírus já atingiu o patamar de pandemia, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) não enviou um protocolo único de atendimento à rede.
Equipes sem capacitação para lidar com a doença, informações desencontradas e variadas dependendo do local ao qual o usuário se dirige, falta de material específico e de orientação quanto à higienização das salas depois do atendimento e até mesmo a ausência de material básico para os profissionais – como máscaras e aventais, entre outros – são os principais problemas enfrentados pelas servidoras e servidores da saúde.
O Simpa já solicitou reunião urgente com a SMS para tratar do assunto e aguarda retorno. O Sindicato exige providências imediatas da Secretaria Municipal de Saúde para a capacitação dos profissionais da área, medidas e orientações quanto à higienização, bem como o fornecimento de todo o material de trabalho para o atendimento adequado e seguro dos casos suspeitos. É preciso preservar, desde já, os milhares de usuários do SUS e os servidores, imprescindíveis para o enfrentamento deste vírus. Só assim será possível vencer mais este desafio.
Direção do Simpa
Mais notícias