CORES SAÚDE REALIZA REUNIÃO, DEFINE CALENDÁRIO DE ELEIÇÕES E ENCAMINHAMENTOS SOBRE DATA-BASE

CARDS SIMPA - 45 (1080 x 1350 px) (4)

Na noite dessa terça-feira, 10/02, foi realizada a reunião do CORES Saúde, com a presença da diretora geral Marília Iglesias, da diretora Mariana Peracchi, do diretor Israel Silva e do coordenador do CORES Saúde, Marco Brignol.

A reunião iniciou com os informes e, na sequência, foram debatidas as pautas centrais da categoria. Entre os encaminhamentos, ficou definido que o processo eleitoral do CORES Saúde ocorrerá no período de 10 de março a 10 de abril, fortalecendo a organização e a representação dos trabalhadores e trabalhadoras da saúde dentro do Sindicato.

Outro ponto central foi a construção da data-base. Ficou definido que o documento de 2025 será encaminhado ao grupo do CORES Saúde, para que os conselheiros possam apresentar suas contribuições. A partir dos ajustes coletivos no CORES, esse será o documento base para utilizar nas plenárias da saúde que acontecerão em preparação para a data-base 2026, um espaço fundamental para o debate democrático e a aprovação da pauta pela categoria.

Também foi deliberada, a partir de inscrição e proposta apresentada por integrantes do próprio CORES Saúde, especialmente colegas da enfermagem, a participação do Simpa na Marcha Nacional pelo Piso da Enfermagem, que ocorrerá no dia 17 de março, em Brasília. A iniciativa partiu do próprio CORES e foi aprovada em reunião.

Outra deliberação, que em breve será amplamente divulgada pelo SIMPA, é a construção de uma campanha jurídica e popular para retomada dos postos de saúde, a partir da realização de concursos públicos e de iniciativas direcionadas à qualidade do atendimento e das condições de trabalho. Além de reunir entidades e lideranças da área da saúde, a iniciativa busca o apoio da população, dos usuários do SUS, que convivem com um sistema à beira do colapso. O governo Melo deu sequência e ampliou o modelo de gestão da saúde, responsável pela terceirização de mais de 95% das Unidades Básicas.

Nos informes, foi comunicada uma reunião com o secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter, marcada para o dia 26/02. No mesmo dia, às 9h, ocorrerá reunião para tratar da instrução normativa dos Agentes de Combate à Endemias.

Sobre o plano de carreira dos Agentes de Combate à Endemias e Agentes Comunitários de Saúde, foi informado que falta apenas a publicação no DOPA com os nomes que integrarão o Grupo de Trabalho. Após a publicação, será agendada a primeira reunião que dará início à construção do plano de carreira, pauta histórica dessas categorias.

Tags: #SaúdeNãoÉMercadoria, #SimpaSindicato, #TerceirizaçãoNão, municipários, poa, Porto alegre, Saúde, serviçopúblico, Servidores, simpa, sindicato

Mais notícias

TV SIMPA