Cores Educação delibera ações contra o retorno presencial na bandeira preta

slider 2021 41

Em reunião de emergência, realizada no final desse sábado (24/4), o Cores Educação do Simpa discutiu o comunicado da Secretaria Municipal de Educação (Smed) de Porto Alegre, que determina o início das aulas presenciais nas escolas de Educação Infantil (Emeis) e de Ensino Fundamental (Emefs) para as turmas de 1º e 2º ano. As trabalhadoras e trabalhadores em educação são contrários ao retorno da presencialidade nas escolas enquanto a Capital está na bandeira preta do Sistema de Distanciamento Controlado-RS.

 

O retorno presencial anunciado envolve todas as escolas de Educação Infantil e de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino. Nas Emeis o retorno é de 100% das atividades e, nas Emefs, é parcial.

 

A medida anunciada pelo governo Melo coloca em risco a vida de toda a comunidade escolar, aumentando a circulação de pessoas enquanto a cidade vive o período mais crítico de toda a pandemia. Somente os protocolos dentro do espaço escolar não evita as situações de contágio. O aumento da circulação nas ruas e no transporte coletivo coloca em risco toda a sociedade. Os governos devem priorizar a vacinação de toda a comunidade escolar e planejar o retorno presencial quando as condições de controle da pandemia estiverem estabelecidas.

 

Boletim da secretaria de Saúde do Estado, divulgado nesse sábado, informa que o RS contabilizou 177 óbitos por CoVID-19 nas últimas 24h, ultrapassando a marca de 24 mil vítimas da pandemia (24.152 óbitos). 5.757 novos casos de CoVID-19 foram diagnosticados em um dia, totalizando 948.425. Em Porto Alegre, 90,87% dos leitos de UTI seguem ocupados e 551 pessoas foram diagnosticas com a doença.

 

Encaminhamentos:

>> Auto agenda com a secretária municipal de Educação, Janaína Audino.

>> Sugerir reuniões dos Conselhos Escolares e direções para analisar a determinação do retorno presencial.

>> Agenda unificada da Rede Municipal de Ensino: proposta de assembleia da comunidade escolar no dia 27/4 (terça) e convocação de assembleia geral do Simpa no dia 28/4 (quarta), às 19h, on-line pelo Zoom, para organizar e mobilização contra o retorno presencial das aulas na bandeira preta.

>> Campanha da Educação produzida pelo Simpa em defesa a vida e vacina para todos.

Tags: Aulas Presenciais, Cores Educação, CoVID-19, Educação, municipários, Porto alegre, simpa, sindicato

Mais notícias