 
												A manhã desta quinta-feira (30/10) foi marcada por uma grande mobilização em defesa da educação pública. O Ato Unificado contra o fechamento de turmas e dos cursos Normal/Magistério reuniu estudantes, educadores, pais e mães, além de representantes sindicais e parlamentares.
A atividade, organizada pela Atempa, Simpa e 38º e 39º Núcleos do CPERS, e com a participação da comunidade escolar, teve início em frente ao Palácio Piratini e seguiu em caminhada até o Paço Municipal de Porto Alegre. O objetivo da mobilização foi pressionar o governador Eduardo Leite e o prefeito Sebastião Melo para que não fechem turmas no ensino fundamental e nos cursos de Normal/Magistério.
Durante a atividade, uma comitiva formada por lideranças sindicais, parlamentares e representantes das comunidades escolares foi recebida por integrantes do governo estadual. O grupo solicitou uma reunião para tratar do tema, que teve o compromisso de ser agendada pelo governo estadual, com a participação de representantes das entidades sindicais e da comunidade escolar.
Também será realizada uma audiência pública na próxima terça-feira (4/11), às 10h30, na Assembleia Legislativa, para debater a situação das escolas.
Além disso, foi confirmado que o secretário de Educação, Leonardo Pascoal, participará da sessão da próxima segunda-feira (3/11), da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, que tratará deste assunto. Todos e todas estão convidados para se fazer presente e acompanhar essa sessão.
Resultado direto da pressão das comunidades escolares e das entidades representativas da categoria, das 21 escolas estaduais ameaçadas de fechamento de turmas e cursos pelo governo, 12 já tiveram o recuo da medida.
Após o ato em frente ao Palácio Piratini, os manifestantes seguiram em caminhada até o Paço Municipal, encerrando a mobilização com palavras de ordem em defesa da educação pública e da valorização das e dos profissionais da educação.
PORTO ALEGRE NÃO SE VENDE! PORTO ALEGRE SE DEFENDE!!!
SOMOS MUNICIPÁRI@S, SOMOS PORTO ALEGRE E VAMOS RESISTIR!
#SimpaSindicato #SomosPortoAlegre #VamosResistir
Tags: #ConcursoJá, #NomeaçãoJá, #SimpaSindicato, #TerceirizaçãoNão, Educação, Ensino, escola, monitor, monitora, municipários, poa, Porto alegre, Professor, Professora, serviçopúblico, Servidores, simpa, sindicatoMais notícias
