Comunidade da Lomba do Pinheiro denuncia Governo Melo por abandono e falta de investimentos

MOBILIZAÇÃO NA LOMBA DO PINHEIRO

 

O Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) promoveu mais uma atividade de rua para alertar a população sobre o desmantelamento e precarização dos serviços públicos da Prefeitura, no final da tarde de sexta-feira (12/5), na Lomba do Pinheiro. A iniciativa faz parte das mobilizações da data-base 2023, deliberadas pela categoria em assembleia geral, realizada no dia 3 de maio, com objetivo de chamar a atenção sobre as políticas adotadas pelo prefeito Sebastião Melo e suas consequências no dia-a-dia dos moradores da capital gaúcha. Os diretores do Simpa Jailson Bueno Prodes e Cuca Congo participaram da atividade.

 

“Somos servidores da Prefeitura de Porto Alegre e estamos aqui, na Lomba do Pinheiro, reivindicando o nosso dissídio e a valorização dos servidores públicos e de todos profissionais da educação”, afirmou a professora Cláudia Duarte. O SIMPA tem promovido manifestações denunciando o processo de precarização do serviço público, através da falta de servidores e da ausência de condições de trabalho adequadas. “Estamos apoiando a manifestação dos municipários para defender a cidade dos ataques do prefeito Sebastião Melo às políticas públicas, em especial nas periferias e na Lomba do Pinheiro. Aqui, volta e meia falta água, o transporte não é digno, faltam vagas nas creches e médicos nos postos de saúde”, ressaltou Tavama Santos, professora do município e uma das lideranças do Conselho Popular da Lomba do Pinheiro.

 

Leandro Jesus Basegio, professor da Escola Municipal de Ensino Fundamental Saint Hilaire, também criticou a atual gestão municipal “A questão da água aqui na Lomba do Pinheiro já é um problema histórico. Todos os anos, a comunidade se mobiliza, mas o governo não resolve. E como se não bastasse todos os problemas que a comunidade enfrenta, agora também tem a questão da privatização do DMAE, que faz parte da política neoliberal do governo Melo. Sem contar o ataque às escolas, por meio da precarização do trabalho dos professores, da compra de materiais que não se justificam do ponto de vista pedagógico à revelia de qualquer prestação de contas, pois não é uma demanda dos professores. A comunidade deve se mobilizar e ficar atenta”, advertiu Basegio.

 

PERDAS SALARIAIS, PRECARIZAÇÃO E PRIVATIZAÇÃO
Além de reivindicarem reposição dos 29,46% relativos às perdas salariais acumuladas desde 2016, os(as) municipários(as) denunciam que a falta de investimentos, de concursos públicos que contemplem a real necessidade dos serviços, nomeação imediata dos já aprovados fazem parte da precarização do trabalho e do desmantelamento dos serviços públicos, abrindo caminho para as privatizações.

 

Os municipários e municipárias criticaram as políticas da Administração Municipal que vêm causando inúmeros prejuízos à cidade e ao seu serviço público. Além de inúmeras escolas municipais em situação precária e com problemas de manutenção e de infraestrutura, a maioria das unidades básicas de saúde já foram terceirizadas, piorando a qualidade do atendimento. Durante a atividade desta sexta-feira, a categoria denunciou mais uma vez o governo Melo e o projeto de concessão/privatização do DMAE.

 

A diretoria do SIMPA apresentou a pauta de reivindicações da data-base 2023 à atual gestão municipal e terão a primeira reunião com o governo Melo às 10h da manhã da próxima terça-feira (16/5). No mesmo dia, a partir das 19h, haverá assembleia geral da categoria, no auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa do RS.

Tags: #SimpaSindicato, 2023, Data-Base 2023, DataBase, Database2023, municipários, poa, Porto alegre, Prefeito Melo, Prefeitura, Serviço Público, serviçopúblico, Servidores, simpa, sindicato

Mais notícias

COMISSÃO DE ARTES EM AÇÃO CONVIDA APOSENTADOS PARA NOVO ENCONTRO NO DIA 26 DE SETEMBRO

A COMISSÃO DE ARTES EM AÇÃO convida você, municipário aposentado/a,…

É HOJE, QUINTA-FEIRA (18/9): NÚCLEO D@S APOSENTAD@S CONVIDA PARA O GRUPO DE LEITURA

Hoje, quinta-feira (18/9), vamos dar continuidade à nossa roda de…

CORES GERAL DEFINE PRÓXIMOS PASSOS DA RETOMADA DA DATA-BASE 2025

Na terça-feira (16/09), o Cores Geral se reuniu na sede…

AGENDA

TV SIMPA