Com camisetas contra a privatização, servidores participam da festa de 61 anos do DMAE

 

O protesto de servidores e servidoras durante a festa de aniversário de 61 anos do DMAE, organizada pela Prefeitura Municipal, nesta quinta-feira (15), foi marcado pelo uso das camisetas contra a privatização do DMAE feitas pelo Simpa. Muitos dos servidores(as) que estiveram presentes na sede da Av. 24 de outubro usavam o vestuário que marca a defesa da água e do saneamento públicos.

 

 

Recentemente, Melo avançou no projeto de entrega do DMAE para a iniciativa privada, criando o Grupo de Trabalho para concluir, em 30 dias, os termos da “parceirização (concessão)” do Departamento Municipal de Água e Esgotos, mesmo diante de todas as evidências de que a privatização não funcionou em diversos países onde a prática foi adotada.

 

Além disso, o prefeito utiliza a velha tática de precarizar o serviço para justificar a privatização. Entre 2013 e 2021, a força de trabalho do DMAE passou de pouco mais de 2.000 para cerca de 1.100 e Sebastião Melo ignorou pelo menos sete pedidos para repor servidores do órgão, entre 2021 e 2022.

 

VITÓRIA NA CORSAN!

A luta contra a privatização do DMAE uniu-se à luta contra a venda da Corsan, no RS, e o movimento obteve uma vitória hoje, momentos antes de iniciar a festa no DMAE. Por volta das 16h, foi divulgado pelo Sindiágua-RS a nova liminar do Tribunal Regional do Trabalho suspendendo o leilão de privatização da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) por mais 90 dias.

 

A unidade dos trabalhadores, com as entidades de luta, pode derrotar os governos privatistas. Seguimos mobilizados!

Tags: #NãoÀPrivatizaçãoDoDMAE, #SimpaSindicato

Mais notícias