Carta Manifesto do SIMPA às Candidatas e Candidatos à Prefeitura de Porto Alegre

(Esta carta foi lida, ao vivo, no Debate do Simpa com os eleitoráveis e entregue para todas as candidaturas de Porto Alegre, presentes ou não no debate)

 

Prezada candidata, prezado candidato:

 

A categoria municipária faz parte da história de Porto Alegre. Somos servidoras e servidores do povo desta cidade, ajudamos a construir diariamente, um serviço público de qualidade que deve ser acessível a toda população da capital; defendemos ferrenhamente os direitos à cidadania plena. É importante que a próxima gestão municipal respeite aquelas e aqueles que se encontram na linha de frente da prestação do serviço público à população porto-alegrense.

 

Somos funcionárias e funcionários públicos, é justo que façamos a defesa do nosso trabalho, dos direitos conquistados ao longo dos anos, do aprimoramento das nossas condições de trabalho e que sejamos incluídos no orçamento da cidade, sendo garantido o diálogo respeitoso e permanente do executivo com nossa categoria.

 

A valorização da servidora e do servidor público, no entanto, é mais do que apenas a defesa do nosso próprio trabalho porque ao exercermos nosso ofício   beneficiamos a toda a cidade. Serviço público de qualidade com servidoras e servidores valorizados é o que garante a soberania de uma nação e o bem-estar do seu povo.

 

Nesta carta apresentamos os principais eixos estruturantes sobre a administração do serviço público municipal. Com ela abrimos o debate.

 

 

1.Defesa do Serviço Público:

1.1. Promover concurso público em todas as áreas e serviços;

1.2. Cessar as privatizações, terceirizações e parceirizações na Saúde, FASC, Educação, DMAE e demais secretarias;

1.3 Retomar, de forma escalonada os serviços públicos pela gestão pública;

 

2.Valorização das Servidoras e Servidores:

2.1. Revogar a LC 851/2019 a qual fez regredir a carreira das municipárias e municipários;

2.2. Retomar e atualizar as concessões das progressões funcionais previstas em lei e não concedidas desde 2012;

2.3. Repor a inflação dos últimos 4 anos, recomposição salarial e ganho real;

2.4. Criar plano contra a repressão, a discriminação étnico – racial e opressão de qualquer tipo no serviço público;

2.5. Criar plano contra o assédio moral e sexual, prevendo severidade na punição à quem executa assedio aos servidores e servidoras;

2.6. Garantir formação e capacitação permanente aos servidores e servidoras de todas as áreas;

 

3.Qualificação das condições de trabalho:

3.1. Destinar recursos materiais e humanos que garantam ao servidor e servidora a saúde e estabilidade física e emocional;

3.2 Recuperar as estruturas físicas dos ambientes de trabalho;

3.3 Criar legislação que garanta escalas de plantões adequadas aos plantonistas dos serviços essenciais, os quais funcionam 24h por dia;

 

4.Contra a reforma administrativa do governo federal:

Defesa do Estado Republicano, assegurado pelo artigo 37 da CF/88 que expressa os conceitos de: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

4.1 Em defesa das políticas públicas de Estado que garantam o bem – estar social, ampliando e qualificando os direitos, a vivência da equidade, diminuindo as desigualdades e gerando crescimento econômico, desenvolvimento social e manutenção do meio ambiente nos diferentes territórios da cidade contra a política de redução do Estado;

 

5.Defesa do SUS público, universal, estatal e de qualidade.

 

6.Retomada, reconstituição das redes de atendimento da assistência social e fortalecimento do SUAS.

 

7.Contra a privatização do DMAE.

 

8. Em defesa da educação pública, universal, laica, gratuita, inclusiva, integral, plural, antirracista e de qualidade social.

 

9.Contra a intervenção no PREVIMPA, pela garantia de sua autonomia administrativa e financeira.

 

O SERVIÇO PÚBLICO SALVA VIDAS!

 

Mais notícias

SIMPA ENTREGA ESTUDO CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DO DMAE PARA MINISTRO GUILHERME BOULOS, DURANTE ATIVIDADE EM PORTO ALEGRE

Diretores do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) participaram…

PANFLETAGEM NO LARGO ZUMBI REFORÇA LUTA PELA REPOSIÇÃO SALARIAL E DEFESA DO DMAE PÚBLICO

Na última terça-feira (16/06), municipários e municipárias realizaram uma panfletagem…

RECADASTRAMENTO OBRIGATÓRIO DE MUNICIPÁRI@S

⏰ O tempo está acabando! Servidores ativos do Executivo, aposentados…

TV SIMPA