CAOS E SUPERLOTAÇÃO: SERVIDORAS/ES DA SAÚDE ADOECEM JUNTO COM A POPULAÇÃO

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ALAGAMENTO
Sempre que chove, na recepção, porta de entrada do atendimento, a água escorre em cascata pelas luminárias. Pior do que isso, a água da chuva alaga também a Sala Vermelha, onde fica o leito 01 (que recebe os casos mais graves). O descaso não é de hoje. No ano passado, a mesma Sala Vermelha, o mesmo leito, ficou, por mais de seis meses, com fedor de carniça de ratazanas.

SUPERLOTAÇÃO E SOFRIMENTO
Ontem (02/10), a Sala Vermelha estava com três pacientes entubados e chegou mais um queimado gravíssimo, também entubado. “A gente trabalhou pior que bicho, tinha sete pacientes dentro da sala que têm seis leitos apenas, todos pacientes graves e só chegando, só chegando, só chegando, eles não fazem nada e não tem gente, não tem nem material direito, aquelas macas inadequadas para trabalhar, porque não trava a maca, imagina um paciente grave e não tem uma maca que trave na hora de passar o paciente para a maca”. Outro desabado. O único aparelho de eletrocardiograma que está funcionando é disputado entre os setores do Hospital. “Tem vezes que não tem nem material para iniciar o plantão. Ninguém aguenta mais. A Emergência, então, está virada num pandemônio.”

MESMO SEM PESSOAL, DIREÇÃO DIMINUI HORAS EXTRAS
No setor de gesso do HPS, com a alegação de que não há verba para pagar as horas extras, servidoras e servidores que trabalhavam sete horas a mais, ficaram com duas ou nenhuma. Resultado, a escala está completamente furada, com risco de não ter profissionais para trabalhar. A indicação da gestão é de retorno das horas extras somente em janeiro de 2025. “Os próximos meses serão de caos total”, outro desabafo!

SALA DE RECUPERAÇÃO
Na Sala de Recuperação (SR), dos 10 leitos somente um tem equipamentos de suporte avançado de vida, como respirador mecânico. Em função da superlotação absurda no HPS, ontem a SR estava lotada com quatro pacientes de UTI. Também está com poucos profissionais para o atendimento, que estão exaustos e expostos a erros.

UM ANO INTERNADO NO HPS, ESPERANDO CIRURGIA
Sem nenhuma ação efetiva da gestão para regular o encaminhamento para a cirurgia que precisa, um paciente está internado há mais de um ano no HPS. Os familiares já não sabem mais o que fazer para garantir a ele um mínimo de qualidade de vida.

SIMPA RECEBE DENÚNCIA TAMBÉM DO CENTRO DE SAÚDE SANTA MARTA
No Centro de Saúde Santa Marta a água verte pelo piso do 5° andar. São infiltrações que ameaçam a estrutura do prédio. Desde a retomada do funcionamento no local, reaberto recentemente após a enchente de maio, não teve um só dia sem chamado para conserto dos computadores. A umidade deixa os equipamentos, lentos, não ligam ou se desligam sozinhos. Sem contar que são todos muito velhos e defasados.

O Simpa, o CORES SAÚDE, a ASHPS e a ASSERPV, por diversas vezes, já denunciaram as precárias condições das unidades e centros de saúde, hospitais e pronto atendimentos. Não há condições adequadas de trabalho para as servidoras e servidores, que adoecem junto com a população.

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