Câmara aprova PLCE 18/20, da reforma da previdência

Captura de Tela 2021-07-14 às 19.04.14

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou, na tarde desta quarta-feira (14), por 24 votos a favor e 11 contra, o PLCE 18/20, da reforma da previdência apresentado pelo governo Melo, além de emendas e subemendas dos vereadores.

Juntamente com o PELO 02/20 recém-aprovado, a matéria configura mais um duro ataque à categoria municipária ao mudar as alíquotas previdenciárias, prejudicando mais quem tem os menores salários. Em breve, o Simpa irá divulgar mais detalhes sobre o que estabelecem o projeto, as emendas e subemendas aprovadas e como incidem sobre as aposentadorias.

Desde que teve início a tramitação da reforma da previdência, o Simpa e a categoria municipária lutaram para barrar mais este ataque. Em diversas ocasiões, o sindicato buscou o governo a fim de abrir um canal de diálogo que permitisse mostrar ao Executivo os prejuízos que os projetos causariam aos servidores e servidoras e as incongruências das propostas.

Até o último instante, houve luta e resistência. Em reunião com o presidente da Câmara, vereador Márcio Bins Ely (PDT), realizada nesta quarta-feira (14) antes da sessão plenária, o Simpa pediu que a tramitação fosse suspensa e que a mesa diretora intermediasse um pedido de reunião entre o sindicato e o prefeito. Durante a sessão, o vereador Aldaci Oliboni (PT) apresentou requerimento pedindo a suspensão da tramitação, porém, o mesmo foi rejeitado e a tramitação seguiu.

O Simpa lamenta que a maioria da Câmara tenha, novamente, se curvado aos interesses da gestão Melo. Sob o argumento falacioso de buscar aumentar os investimentos nos serviços públicos, Melo promoveu uma reforma que além de desnecessária é um verdadeiro golpe, em plena pandemia, contra a categoria que já acumula perdas salariais de 24% devido à não reposição da inflação nos últimos cinco anos, além do aumento da alíquota previdenciária de 11% para 14% aprovada em 2017 e o desmonte da carreira.

O sindicato agradece à luta da categoria municipária e o empenho dos vereadores da oposição que buscaram reverter as manobras do governo que resultaram na aprovação dos projetos.

 

VEJA COMO VOTOU CADA VEREADOR(A):

 

>> Votaram contra o PLCE 18/20:

Aldacir Oliboni (PT)
Bruna Rodrigues (PCdoB)
Daiana Santos (PCdoB)
Jonas Reis (PT)
Karen Santos (Psol)
Leonel Radde (PT)
Matheus Gomes (Psol)
Mauro Zacher (PDT)
Pedro Ruas (Psol)
Reginete Bispo (PT)
Roberto Robaina (Psol)

>> Votaram a favor do PLCE 18/20:

Airto Ferronato (PSB)
Alexandre Bobadra (PSL)
Alvoni Medina (REP)
Cassiá Carpes (PP)
Cláudia Araújo (PSD)
Cláudio Janta (SD)
Comandante Nádia (DEM)
Conselheiro Marcelo (PSDB)
Felipe Camozzato (Novo)
Fernanda Barth (PRTB)
Gilson Padeiro (PSDB)
Giovane Byl (PTB)
Hamilton Sossmeier (PTB)
Idenir Cecchim (MDB)
Jessé Sangalli (Cidadania)
José Freitas (REP)
Lourdes Sprenger (MDB)
Mariana Pimentel (Novo)
Mauro Pinheiro (PL)
Moises Barboza (PSDB)
Mônica Leal (PP)
Pablo Melo (MDB)
Psicóloga Tanise Sabino (PTB)
Ramiro Rosário (PSDB)

 

>> Não votou:

Márcio Bins Ely (PDT)

Tags: plce 18/20, Reforma da Previdência

Mais notícias