O Simpa — junto com as centrais sindicais CUT, CTB, CSP Conlutas e CGTB; as associações municipais Asead, Atempa e Astec; a deputada estadual Sofia Cavedon (PT), o vereador Jonas Reis (PT) e os mandatos dos vereadores Roberto Robaina (PSol) e Daiana Santos (PCdoB) — realizou uma autoagenda com o governo de Sebastião Melo, na manhã desta segunda-feira (12), para buscar o diálogo sobre o PLCE 18/20, que trata da reforma da previdência.
O grupo foi recebido pelo secretário de Governança Local e Coordenação Política, Cássio Trogildo, pelo chefe de gabinete do prefeito Sebastião Melo, André Coronel, e pelo diretor geral do Previmpa, Rodrigo Machado Costa.
O PLCE 18/20 é visto pelo Simpa como uma crueldade contra os servidores que possuem os salários mais baixos, visto que a proposta reduz a faixa salarial de quem deve contribuir com 14% a todos que recebem a partir de dois salários mínimos e que antes não pagavam nada. A injustiça é ainda maior para os aposentados e pensionistas que passarão a contribuir: serão 8.352 pessoas que recebem abaixo do teto do INSS e passarão a pagar contribuição mensal.
Além desta questão, o sindicato procurou sensibilizar os membros do governo para a crise econômica aprofundada durante a pandemia e para o fato de que o PLCE 18/20 impõe novas perdas aos municipários, que já acumulam defasagem salarial da ordem de 24% pela não reposição inflacionária nos últimos cinco anos, o aumento da alíquota previdenciária ocorrido ainda em 2017, além de ataques aos seus direitos e à sua carreira.
Assembleia geral extraordinária
Ao fim da reunião, os representantes do governo se comprometeram a apresentar ao prefeito, por escrito, um pedido do Simpa para a abertura de efetivo diálogo sobre PLCE 18.
Para debater o assunto com a categoria municipária, o Simpa chama assembleia geral extraordinária online, nesta terça-feira (13), às 19h. Para participar, é preciso fazer inscrição previamente neste endereço: https://bit.ly/Assembleia13jul
Tags: plce 18/20, Reforma da PrevidênciaMais notícias
Não há eventos futuros