AUDIÊNCIA PÚBLICA NA REGIÃO SUL CONFIRMA REJEIÇÃO POPULAR AO PROJETO DE CONCESSÃO/PRIVATIZAÇÃO DO DMAE

Card DMAE 19.08

Na noite da última segunda-feira, 18 de agosto, foi realizada mais uma audiência pública regional sobre o projeto de concessão/privatização do DMAE, desta vez na Região Sul de Porto Alegre, no CTG Roda de Chimarrão, localizado na Avenida Serraria, nº 1835.

Assim como ocorreu nas demais audiências promovidas nas diferentes regiões da cidade, a ampla maioria das pessoas presentes se manifestou contrária ao projeto, reafirmando que a população não aceita a entrega dos serviços de água e esgoto à iniciativa privada, por meio da concessão/privatização.

A audiência teve início com a fala de abertura do governo municipal, que mais uma vez defendeu a proposta de concessão/privatização do DMAE, alegando ganhos de eficiência e investimentos privados. No entanto, logo em seguida, a coordenadora do Cores DMAE, Sandra Darui, rebateu os argumentos apresentados, demonstrando que experiências semelhantes em outras cidades e estados resultaram em piora na qualidade dos serviços e aumento das tarifas, penalizando diretamente a população, especialmente os mais pobres.

O formato adotado pela prefeitura permite cinco inscrições a favor e cinco contrárias ao projeto. Os moradores inscritos se posicionaram contra a concessão/privatização e alguns salientaram que votaram no prefeito Sebastião Melo, mas defendem que o DMAE continue sendo público. A população tem criticado a forma como as audiências estão sendo organizadas, com pouca divulgação. Alguns participantes afirmaram que, não fosse a mobilização do Simpa, as audiências teriam um público ainda menor.

O diretor do Simpa, Edson Zomar, ressaltou, na sua fala de encerramento, que a população é contra o projeto e que o governo deveria rever a sua posição. Além de retirar o projeto que tramita na Câmara, Edson Zomar frisou que a atual gestão deveria buscar recursos no BNDES e investir no DMAE, na contratação de pessoal, por meio de concursos e na qualificação da estrutura e dos serviços. O diretor do Simpa advertiu ainda que as últimas gestões foram responsáveis pelo sucateamento e precarização do DMAE.

O que se viu na Região Sul, na segunda-feira à noite, é a síntese do que vem ocorrendo em todas as audiências públicas realizadas na cidade: a população quer o DMAE público, estatal e a serviço do povo. As audiências públicas estão mostrando de forma clara que não há apoio popular ao projeto de concessão/privatização da água em Porto Alegre.

 

ALBUM DE FOTOS DA AUDIÊNCIA

 

Participe do plebiscito popular “O DMAE é do povo de Porto Alegre”! O plebiscito também está disponível online, pelo link: https://simpa.org.br/plebiscitodmae/

️CONFIRA O CALENDÁRIO DAS AUDIÊNCIAS E PARTICIPE!
https://x.gd/OgNHM

Vamos juntas e juntos defender o DMAE público e estatal.

 

⚠️ O SIMPA CORES DMAE alerta que privatizar vai fazer mal ao saneamento público.

DMAE PÚBLICO E ESTATAL, SIM!✔️
DMAE PRIVATIZADO, NÃO!❌

 

Serviço público não é negócio privado!

 

ASSOCIE-SE AO SIMPA, JUNTE-SE A NOSSA LUTA POR MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO!

 

Somos Municipári@s, somos Porto Alegre e vamos resistir!

#SimpaSindicato #NãoÀPrivatizaçãodoDMAE #NomeaçãoJá #CoresDmae #DMAEPúblico

Tags: #ConcursoJá, #DMAEpúblico, #NãoÀPrivatizaçãoDoDMAE, #NomeaçãoJá, #SimpaSindicato, coresdmae, DMAE, Frente em Defesa da Água e do DMAE público e estatal, municipários, poa, Porto alegre, saneamento, serviçopúblico, Servidores, simpa, sindicato

Mais notícias

AGENDA

TV SIMPA