A precarização e o atraso no pagamento dos salários das trabalhadoras e trabalhadores terceirizados da empresa Lyon, contratada pela Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) para o Cadastro Único da Assistência Social (CAD Único) levaram à realização de ato de protesto em frente à sede da Fasc, na manhã dessa terça-feira (07/6).
A reivindicação é que a Prefeitura garanta o pagamento dos salários e também das rescisões dos contratos de trabalho, em virtude da empresa Lyon estar em fase de encerramento de contrato.
Após as manifestações, representantes das terceirizadas, integrantes do Cores Fasc, direção Simpa e parlamentares foram recebidos pela presidenta da Fasc, que informou sobre o processo de encerramento de contrato com a Lyon, afirmando que o governo levará a situação de inadimplência dos salários ao Ministério do Trabalho para o pagamento das indenizações rescisórias e salários direto às trabalhadoras.
Um edital para contratação emergencial de outra instituição já está em andamento. Os constantes problemas ocasionados pela empresa Lyon já acarretaram graves prejuízos à prestação do serviço de assistência à população. Hoje, das 67 pessoas contratadas, somente 30 estão atuando na realização do CAD Único. Além dos pedidos de demissão, há também afastamentos por doença.
Atendendo deliberação do Cores Fasc, a direção do Simpa está comprometida com o suporte jurídico para as trabalhadoras e trabalhadores, juntamente com a luta contra a precarização e pela nomeação de servidoras e servidores através de concurso público.
Durante o ato, também foi denunciada a situação dos espaços físicos de atendimento à população, a falta de condições de trabalho e o descaso do governo diante das denúncias de irregularidades verificadas no cumprimento dos contratos pelas empresas terceirizadas.
#SimpaSindicato
Tags: #MeloDeve, #MeloPague, #MobilizarParaAvançar, #SimpaSindicato, Data-Base, municipários, Porto alegre, ReposiçãoJá, simpa, sindicato
Mais notícias
Não há eventos futuros