O Simpa participou nesta sexta-feira (09/9) da luta em defesa da Lei 14.434, do Piso Nacional da Enfermagem, para que o Supremo Tribunal Federal (STF) derrube a suspensão de 60 dias imposta pelo ministro, Luís Roberto Barroso. O posicionamento do magistrado, pressionado por empresários do ramo da saúde, prefeitos e governadores, é mais um ataque à categoria e à qualificação do atendimento em saúde pública à população.
Em Porto Alegre, a mobilização teve início em frente ao Hospital Santa Casa de Misericórdia e saiu em caminhada pelas ruas da capital, com a participação de centrais e sindicatos das trabalhadoras e trabalhadores da saúde.
A conquista do Piso Nacional da Enfermagem é resultado de uma luta de décadas da categoria e do movimento sindical. Sancionada no último dia 05 de agosto, a lei do piso deveria começar a ser paga imediatamente no setor privado. Já no setor público, o pagamento passaria a valer apenas em 2023, devido à Emenda Constitucional (EC) 124/2022. O Simpa seguirá na luta com as demais entidades sindicais unificadas em todo o país para fazer valer a lei do Piso Nacional da Enfermagem.
Assista a fala do diretor-geral do Simpa durante o ato:
Tags: #PalmasNãoBastam, #PisoNacionaldaEnfermagemJA, #SaúdeNãoÉMercadoria, #SimpaSindicatoMais notícias
Não há eventos futuros