Alunos da EJA foram selecionados para estudar no Instituto Federal

WhatsApp Image 2020-01-16 at 21.58.12

O Simpa parabeniza os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da EMEF Carlos Pessoa de Brum, que foram selecionados para aderir ao PROEJA e estudar no Instituto Federal (IF), no curso Técnico em Comércio, no Campus Restinga, a partir do próximo ano letivo.

 

Carlos Alberto da Silva Ribeiro, Luciana dos Santos Nascimento, Marinês da Silva Oliveira, Elisabete Gerling de Aguiar, Fabrício Ferreira Soares (suplente) e Roseli Machado Ferreira foram os selecionados para o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, na Modalidade EJA, com objetivo de oferecer oportunidade da conclusão da educação básica, juntamente com a formação profissional àqueles que não tiveram acesso ao ensino médio na idade regular.

 

Segundo o diretor da EMEF Carlos Pessoa de Brum, Felipe de Oliveira Dornelles, a seleção não é feita por provas objetivas, mas sim por entrevista e questionários socioeconômicos. “É levada em consideração a idade das pessoas e a vulnerabilidade. Estudantes com maior idade pontuam mais, por exemplo”, explica o diretor. Segundo ele, os alunos comentam que a estrutura do IF é muito boa e os professores são bem atenciosos. O educador lembra que existe um núcleo específico de cuidado ao pessoal que tem necessidades especiais e que a biblioteca é bem recomendada. “Alguns alunos selecionados falam que desejam dar continuidade aos estudos e fazer até uma faculdade no Instituto Federal”, alegra-se o diretor da escola.

 

Luciana Carvalho comenta que em todos os semestres os alunos são levados para conhecerem o campus do IF da Restinga, justamente para despertar neles essa empolgação. Além disso, os professores ajudam no processo de inscrição e matrícula, dando todo apoio necessário. “Essa possibilidade e oportunidade, dentro de uma escola municipal localizada na periferia, é, sem dúvida, importantíssima na vida desses alunos, uma vez que  abre portas para eles”, afirma a professora.

Mais notícias