Alagamento e falta de condições de trabalho na Biblioteca Municipal Josué Guimarães

75c2851f-f31c-43f5-9349-652c5a31ea88

A Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães, localizada no Centro Municipal de Cultura, enfrenta um problema crônico de alagamento que danifica o acervo e expõe servidoras(es) a precárias condições de trabalho. Não é somente água da chuva que invade o local, mas, também: infiltrações pela falta de vedação, devido ao isolamento dos canos do subsolo, na tentativa de resolver o problema, a água agora verte pelo próprio piso da Biblioteca, que não possui revestimento, devido aos sucessivos alagamentos.

Conforme apurado pela direção do Simpa: desde 2019 há um processo SEI solicitando melhorias que impeçam o alagamento. Todos os laudos técnicos e documentos já foram encaminhados, mas nada foi resolvido. Como o subsolo da Biblioteca fica abaixo do nível do Dilúvio, devido aos problemas estruturais, quando o nível do riacho sobe há riscos de alagamento. Desde o ciclone extratropical de junho desse ano, essa é a quarta vez que a Biblioteca alaga. Mais de 600 itens (entre DVDs, periódicos e livros) foram danificados e o restante do acervo foi salvo pelos servidores e transferido para o piso superior, mas ainda sem um local adequado.

“Conforme avaliação técnica, o subsolo somente seria um local adequado para a Biblioteca com o controle das condições de temperatura e umidade. Mas, infelizmente, assim como em boa parte dos prédios públicos, a rede elétrica do prédio é antiga e não comporta a instalação dos equipamentos. É mais uma política pública importante que é esquecida pelo governo, colocando em risco o acervo da cidade e também as trabalhadoras e trabalhadores”, denuncia César Rolim, diretor do Simpa, que esteve em visita à Biblioteca.

A SERVIÇO DA CULTURA E DA MÉMÓRIA DA CIDADE
Biblioteca Pública Municipal foi criada pelo Decreto 145, de 27 de julho de 1928, que determinou a reunião de vários acervos em um só local. A denominação “Josué Guimarães” foi dada em 1986, em homenagem ao escritor gaúcho falecido naquele ano. Dois anos depois, a Biblioteca seria incorporada à Coordenação do Livro e Literatura, segmento da Secretaria Municipal da Cultura. O acervo é de aproximadamente 50 mil itens, entre livros, revistas e recursos multimídia. Os serviços oferecidos são de empréstimo domiciliar, empréstimo inter bibliotecas, consulta local, orientação à pesquisa e serviço de referência virtual. Disponibiliza acesso à internet, atividades culturais, de cidadania e fortalecimento da cultura local.

A diretoria do Simpa permanece atenta às providências a serem necessariamente aplicadas pela administração pública municipal para a solução destes problemas estruturais das condições de trabalho e cuidados com a conservação do acervo de livros, periódicos da Biblioteca Josué Guimarães. Assim, o Simpa luta por mais investimentos em políticas públicas que fortaleçam o direito de toda a população ao acesso às bibliotecas públicas municipais de qualidade.

biblioteca josué guimarães

Tags: municipários, poa, Porto alegre, serviçopúblico, Servidores, simpa, sindicato

Mais notícias