Simpa, Asserpv e Cores Saúde participam da cerimônia de posse da gestão 2024-2026 do Coren-RS

673fbcdb-490b-4a83-907e-f6c107d93d08

O Sindicado dos Municipários de Porto Alegre (Simpa), o Cores Saúde e a Associação dos Servidores do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (Asserpv) participaram da cerimônia de posse dos novos conselheiros do Coren-RS, na noite de quinta-feira (21/12), no auditório da Federação dos Trabalhadores em Instituições Financeiras (Fetrafi-RS).

No total, a nova gestão conta com 18 profissionais de Enfermagem, escolhidos pela categoria em eleição realizada entre os dias 1º e 2 de outubro, e que compõem o Plenário do Conselho no triênio 2024-2026. A diretoria do Coren – RS é composta pelo presidente, Antônio Ricardo Tolla da Silva, e por duas conselheiras que são municipárias: a Secretária Sônia Regina Coradini, que é da Vigilância em saúde; e a Tesoureira Ana Elisa Ferreira de Freitas, do Centro de Saúde IAPI.

O diretor do Simpa, João Ezequiel; e o diretor-geral da Asserpv, Marco Brignol, que representou também o Cores Saúde, compareceram à atividade.

Confira abaixo, a matéria do jornalista Ronan Dannenberg, publicada pelo site do Coren – RS:

Após a leitura do Termo de Posse pelo representante da Comissão Eleitoral 2023 do Coren-RS, Laesio Machado, os novos representantes do Plenário do Conselho foram chamados um a um para receberem um certificado de nomeação das mãos do próprio Laesio e do conselheiro federal Daniel Menezes de Souza, representante do Cofen na cerimônia. Após a diplomação de cada profissional, Laesio anunciou a composição da diretoria do Coren-RS para a gestão 2024-2026, que será formada pelo presidente e enfermeiro Antônio Tolla, pela conselheira secretária e enfermeira Sônia Regina Coradini e pela conselheira tesoureira e auxiliar de Enfermagem Ana Elisa de Freitas. A partir de 1º de janeiro de 2024, eles já estarão à frente da autarquia, junto com os demais conselheiros eleitos (confira a lista completa abaixo).

Em seu discurso, Antônio Tolla, atual e futuro presidente, ressaltou o trabalho realizado pela gestão 2021-2023 do Coren-RS e que o futuro reserva novos desafios. “Temos conduzido Conselho com muita dedicação, no intuito de prestar o melhor atendimento possível à Enfermagem gaúcha e dando continuidade ao processo de mudança dentro da autarquia, iniciado em 2015”, ponderou. Entre os obstáculos a serem superados, Antônio listou o fortalecimento de uma Enfermagem qualificada e diversa, antirracista, com respeito e dignidade ao público LGBTQIAPN+ e às mulheres que formam a maioria dos profissionais da categoria. Salientou, também, a luta pelo Piso Salarial da Enfermagem, a erradicação da violência nos locais de trabalho, a promoção de políticas de atenção à saúde mental dos colegas, a constante melhoria dos serviços do Coren-RS, priorizar a fiscalização do exercício profissional e ser ainda mais transparente no uso dos recursos.

Também reeleita, a conselheira secretária Sônia Regina Coradini discursou sobre o significado de ser conselheiro, no sentido da dedicação e do constante aprendizado de cada dirigente ao representar 150 mil inscritos. “Ao mesmo tempo que temos que garantir ações dentro da legalidade e da transparência, precisamos defender, de forma intransigente, o exercício profissional da categoria, de forma segura, ética, qualificada, valorizada e com condições dignas de trabalho, o que reflete no atendimento de nossa população”, frisou. Sônia ainda destacou as diferentes áreas de atuação da Enfermagem e que isso continuará sendo uma bandeira do Conselho. “Estamos presentes em todo o ciclo da vida das pessoas, tanto na assistência direta quanto na educação, na pesquisa, na prevenção, primando pelo cuidado integral de toda nossa população”, complementou.

Já a nova conselheira tesoureira, Ana Elisa de Freitas, como auxiliar e técnica de Enfermagem ressaltou o fato de fazer parte da maioria dos profissionais da área e poder representar a categoria no Conselho. Além disso, enalteceu o empenho da Enfermagem na pandemia de Covid19, pedindo mais valorização para os profissionais. “Todos nós resistimos, sofremos e vencemos. Por tudo que passamos na pandemia e por tudo que trabalhamos ao longo da vida, não vamos desistir do Piso Salarial. Uma luta de muitos anos, e que virou Lei, que está na Constituição e que querem nos tirar”, enfatizou.

Ainda na cerimônia, os conselheiros que estão deixando o Conselho na atual gestão foram agraciados com um mimo pelos colegas que vão permanecer para o próximo triênio. Após duas gestões, a atual conselheira tesoureira, a técnica de Enfermagem Sandra Gawlinski, agradeceu a confiança de todos os colegas e funcionários que estiveram ao seu lado e destacou a lisura do trabalho do Coren-RS nos últimos anos, sem apontamentos dos órgãos fiscalizadores. “Hoje somos um Conselho mais acolhedor e mais próximo da Enfermagem. Mas agora, em 2024, começa um novo tempo na Enfermagem, com novos conselheiros e novas ideias sendo compartilhadas com a experiência dos conselheiros atuais que continuam”, declarou.

A presidente da regional gaúcha da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn-RS), enfermeira Íride Caberlon, salientou a união das entidades representativas em busca de avanços para a categoria, ressaltando o bom trabalho da atual gestão do Conselho e desejando bons frutos para o futuro Plenário. Representando o Sindicato dos Enfermeiros do RS (Sergs), a diretora Cláudia Santos ressaltou que o empenho do Coren-RS na garantia de boas condições de trabalho e desejou muito sucesso e parceria para “cuidarmos de quem cuida de todos nós”.

Antes da cerimônia realizada na Fetrafi-RS, os novos conselheiros participaram da posse formal, realizada na Sede do Coren-RS, em Porto Alegre.

Plenário do Coren-RS – Gestão 2024-2026

Diretoria:
Presidente: Antônio Ricardo Tolla da Silva – Coren-RS nº 056.232 – ENF
Conselheira Secretária: Sônia Regina Coradini, Coren-RS nº 022.623 – ENF
Conselheira Tesoureira: Ana Elisa Ferreira de Freitas, Coren-RS nº 122.134 – AE

Conselheiros efetivos:
Ana Amélia Antunes Lima, Coren-RS nº 110.100 – ENF
Ana Elisa Ferreira de Freitas, Coren-RS nº 122.134 – AE
Antônio Ricardo Tolla da Silva – Coren-RS nº 056.232 – ENF
Elenilson Lopes Felix, Coren-RS nº 186.919 – TE
Fernanda Luiza Borkhardt, Coren-RS nº 449.637 – ENF
Leiliane Macario, Coren-RS nº 092.164 – TE
Luciane da Silva, Coren-RS nº 105.758 – ENF
Sônia Regina Coradini, Coren-RS nº 022.623 – ENF
Vera Beatriz Rodrigues Soares, Coren-RS nº 085.042 – TE

Conselheiros suplentes:
Célia Mariana Barbosa de Souza, Coren-RS nº 027.255 – ENF
Claudia Feldmann Gonçalves, Coren-RS nº 058.246 – ENF
Edgar Vagner da Silva Moraes, Coren-RS nº 179.210 – TE
Joice Maria Caetano Ferreira, Coren-RS nº 1.004.536 – TE
Luis Fernando Noronha dos Reis, Coren-RS nº 203.952 – ENF
Maria do Carmo Quagliato, Coren-RS nº 318.250 – TE
Paulo Ricardo Santos, Coren-RS nº 098.588 – TE
Rosane Mortari Ciconet, Coren-RS nº 028.465 – ENF
Rosangela Marques Machado, Coren-RS nº 083.398 – ENF

 

FOTOS: Assessoria de Comunicação Social – Coren – RS

Tags: #SaúdeNãoÉMercadoria, #SimpaSindicato, #TerceirizaçãoNão, municipários, poa, Porto alegre, Saúde, serviçopúblico, Servidores, simpa, sindicato

Mais notícias