Por acreditar que a proposta de reposição salarial apresentada pelo prefeito Sebastião Melo (MDB), de 10,06% parcelado até janeiro de 2023, é insuficiente e pode avançar, a categoria municipária realizou um ato público, nesta quarta-feira (7/4), no Paço Municipal. Além dos colegas municipári@s, estiveram presentes representantes das associações ATEMPA, ASEAD e ASHPS, bem como os vereadores Jonas Reis, Karen Santos e Reginete Bispo; a deputada estadual Sofia Cavedon (PT) e a deputada federal Fernanda Melchionna.
O ato iniciou por volta das 16h, com concentração de servidores e servidoras, em frente à prefeitura. Cartazes, bandeiras e faixas denunciavam que, há quase seis anos, a categoria não recebe, sequer, a reposição da inflação nos seus salários. Segundo o DIEESE, o índice de perdas acumuladas chega a 33,98%. Somada à defasagem, existem diversas retiradas de direitos, como a destruição da carreira, o aumento da contribuição previdenciária de 11% para 14%, o confisco de 14% dos aposentados e o aumento do tempo de serviço e de contribuição advindos da reforma da previdência do município.
A prefeitura alega faltar dinheiro para pagar o que deve, quando já é de conhecimento que nos cofres municipais têm havido superávit, ano após ano, e que a receita corrente líquida, em caixa, já passou de R$ 800 milhões, além de Porto Alegre comprometer 40% dos recursos com a folha de pagamento, valor bem abaixo do máximo de 54% previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal.
Para o Simpa, é possível avançar na proposta de reposição da inflação. A diretoria do sindicato aproveitou o ato público para convidar todos e todas para a vigília que vai acompanhar a reunião com a mesa de negociação do governo, na próxima terça-feira, 12, a partir das 15h, no Paço Municipal. O objetivo é aumentar a mobilização até lá para fazer uma grande pressão no prefeito e garantir uma nova proposta salarial que será apresentada em assembleia geral, dia 13.
ACOMPANHE A AGENDA DE LUTA
Tags: #MeloDeve, #SimpaSindicato, ReposiçãoJá
Mais notícias
Não há eventos futuros