2023: um ano de lutas e resistência. Em 2024 continuaremos!

Design sem nome

O ano de 2023, assim como os últimos 6 anos, foi um ano de continuidade na luta contra a privatização/concessão/parceirização do DMAE. Foram 12 meses de trabalho de conscientização dos servidores e servidoras do Departamento e da população sobre as desvantagens e os perigos de entregar o saneamento básico para a iniciativa privada.

Além das conversas setor a setor e entrega de material aos servidores e servidoras, muitas ações foram feitas nesse ano que passou. Um ofício protocolado com 41 questionamentos relativos ao modelo de concessão foi encaminhado à DG do DMAE (e até o momento segue sem resposta), sendo esse mesmo documento enviado à Câmara de Vereadores de Porto Alegre. Além disso, na Câmara, também foi realizada a apresentação do contraponto à privatização que a gestão do prefeito Sebastião Melo defende.

Houve o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do DMAE, na Assembleia Legislativa do Estado, contando com a presença do CORES, de servidores e servidoras do DMAE e de representantes da classe política municipal e estadual. Na mesma Assembleia Legislativa, o CORES-DMAE participou da Tribuna Livre, divulgando a luta contra a privatização do saneamento.

Foram entregues ao Ministério Público de Contas (MPC) duas representações. A primeira foi sobre irregularidades no contrato firmado entre a prefeitura e o BNDES, responsável pelo estudo das possíveis formas de privatização do Departamento. A segunda representação foi referente à falta de pessoal, interferências da Administração Melo e gestão temerária da autarquia.

Tivemos uma importante vitória junto ao MPC relativa a representação feita em 2018 contra o governo Marchezan, a qual resultou em um pedido de aplicação de multa ao ex-prefeito e solicitou a instauração de processo para acompanhar o processo de desestatização do DMAE na gestão atual.

A luta contra a privatização do DMAE ultrapassou a fronteira do Rio Grande do Sul e chegou em Brasília com a ida de representantes do CORES-DMAE para reunião com a direção do BNDES, solicitando a não continuidade do estudo do projeto de privatização encomendado pela prefeitura de Porto Alegre.

Neste ano, também encontramos pessoas e instituições dispostas a abraçar nossa luta. Tivemos o importante apoio do Sindicato dos Engenheiros – SENGE-RS. Após a realização da apresentação do CORES-DMAE, trazendo o contraponto à privatização do DMAE, o SENGE divulgou o artigo “Saneamento e igualdade II”, defendendo o saneamento público com gestão eficiente, justa e democrática. Tivemos o apoio do Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB-RS, que manifestou-se contra a privatização após a apresentação do contraponto à concessão. Junto ao CORES-Educação e à ATEMPA, foi feita a instalação de 50 faixas em escolas municipais contra a mercantilização da educação e do saneamento.

Nas mídias sociais, além da presença ativa por meio de cards e textos, foi lançada uma campanha com uma série de 6 vídeos, questionando a privatização e trazendo as vantagens do saneamento público. Juntamente a isso, até o ano de 2023, soma-se a venda de mais de 7 mil camisetas contra a privatização.

Também promovemos uma campanha para filiação de mais servidores ao SIMPA e tivemos a adesão de dezenas de novos colegas que também aderiram e estão contribuindo nos grupos de resistência. Nosso foco neste final de ano foi a campanha para realização de Concurso Já para ingresso urgente de servidores.

Assim como em 2023, o ano de 2024 nos aguarda com muita luta e resistência contra a entrega do serviço público de qualidade. Em 2024 continuaremos a luta contra a parcerização/concessão/privatização do DMAE.

PREFEITO MELO NÃO PRIVATIZE O DMAE! DEIXE O DMAE TRABALHAR! PORTO ALEGRE MERECE!!‼️

Assista e compartilhe os vídeos da campanha contra a privatização do DMAE: https://www.youtube.com/watch?v=5NDHpdYtCpk

Acesse o link e leia todas as notícias do ano: https://simpa.org.br/pesquisa/?busca=dmae

Água é vida! Saneamento é Saúde! Há 62 anos o DMAE é de Porto Alegre! Participe das ações!

SERVIÇO PÚBLICO NÃO É NEGÓCIO PRIVADO!

ASSOCIE-SE AO SIMPA, JUNTE-SE A NOSSA LUTA POR MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO!

Comente nos vídeos e nas redes sociais: #DMAEPOAPUBLICO #dmaepúblico #SimpaSindicato #CoresDmae #ConcursoJá

Tags: #ConcursoJá, #DMAEpúblico, #NãoÀPrivatizaçãoDoDMAE, #NomeaçãoJá, #SimpaSindicato, coresdmae, DMAE, municipários, poa, Porto alegre, saneamento, serviçopúblico, Servidores, simpa, sindicato

Mais notícias