1º DE MAIO É DIA DE LUTA PARA OS MUNICIPÁRIOS DE PORTO ALEGRE

1º DE MAIO É DIA DE LUTA PARA OS MUNICIPÁRIOS DE PORTO ALEGRE

Além de uma data repleta de simbolismos, o 1º de maio de 2023 tende a ser um marco de transformações para trabalhadoras e trabalhadores do Brasil. Apesar do otimismo e da esperança, estimulados pela vitória da democracia contra o fascismo, o atual cenário político do país conserva ainda boa parte da polarização ideológica do recente e acirrado período eleitoral.

Para o Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) a disputa pelo projeto de sociedade e pelos rumos do país continuam latentes, evidenciando desde sempre as diferenças entre os anseios da classe trabalhadora e as ambições da extrema direita. As comemorações deste 1º de maio são a continuação da luta que vem sendo travada há séculos, no Brasil e no mundo.

Passados sete longos anos do impeachment fraudulento e criminoso da ex-presidenta Dilma Rousseff, o país contabiliza os retrocessos, entre os quais os direitos que foram suprimidos pela reforma trabalhista levada ao Congresso por Michel Temer, o vice golpista. Tão importante quanto barrar o bolsonarismo fascista, será a unificação da luta da classe trabalhadora para reverter a amarga realidade que remete ao desemprego, aos baixos salários e à exploração sem limites.

Os recentes e cada vez mais frequentes casos de trabalho análogos à escravidão representam o que existe de mais arcaico, conservador e desumano no Brasil. No entanto, é preciso dizer e repetir, em alto e bom tom, que este regime de trabalho criminoso é o patamar extremo de exploração do trabalho.

Neste 1º de maio, o Simpa reitera sua posição diante das políticas do prefeito Sebastião Melo (MDB), que trazem inúmeros prejuízos à cidade e aos servidores e servidoras. A falta de investimentos, de condições de trabalho dignas, da realização de concursos e nomeações de concursados aprovados, fazem parte da política de precarização e desmantelamento dos serviços públicos, abrindo caminho para as privatizações. Não há consideração com as trabalhadoras e trabalhadores, muito menos com a população de Porto Alegre cotidianamente atendida justamente por essas pessoas.

Nós, municipários e municipárias, continuamos lutando contra o desmonte, a precarização e a retirada de direitos. Estamos construindo a pauta de reivindicações para cobrar do governo de Sebastião Melo a reposição das perdas salariais e as garantias necessárias para conseguirmos efetuar nosso trabalho com qualidade. Hoje é o dia que marca a luta das trabalhadoras e trabalhadores, mas seguimos, todos os dias do ano lutando e cobrando. Agora é data-base 2023! Melo deve, Melo pague. Nenhum direito a menos.

ATO UNIFICADO
O Simpa convida todas as municipárias e municipários a se somarem no ato unificado do 1º de maio, chamado pelas Centrais Sindicais, que vai ocorrer das 14h às 18h na Praça da Usina do Gasômetro com shows culturais. O evento é visto como um momento de luta e esperança por trabalho decente, redução dos juros extorsivos, em defesa dos salários e dos direitos, valorização do salário mínimo, revogação do Novo Ensino Médio e democracia.

Tags: municipários, poa, Porto alegre, serviçopúblico, Servidores, simpa, sindicato

Mais notícias